Rituais Taoístas

By Rafael • • 11 dez 2012

Rituais Taoístas

A função do ritual é fazer com que, através da meditação, do gesto, do movimento e do canto, possamos chegar a uma integração maior com o mundo sutil do sagrado. O ritual amplia a consciência, abre as fronteiras invisíveis e aproxima-nos da experiência mística.

Os rituais praticados na Sociedade Taoísta do Brasil foram organizados pelo Mestre Celestial há 2.000 anos.

Foto Do Ritual

O Ritual da Purificação é sóbrio e comedido. Sua prática purifica. Durante o ritual, são feitos pedidos para nos desenvolvermos espiritualmente e colaborarmos no desenvolvimento dos demais seres.

Já o Ritual da Oferenda é informal e passa sentimento de alegria. Durante este ritual, são realizadas oferendas variadas (frutas, flores, incenso, velas, alimentos, etc.) para as divindades, como forma de agradecimento e devoção.

Aprofunde seu conhecimento sobre os Rituais Taoístas.

Ritual de Iniciação

A Iniciação é um ritual realizado para introduzir aqueles que estão interessados em tomar o Taoísmo como seu Caminho espiritual. Tradicionalmente, antes de transmitir os ensinamentos aos discípulos, os mestres taoístas realizam uma cerimônia, que pode ser bem simples ou mais elaborada, onde são estabelecidos os compromissos entre mestre e discípulo, para o ensino e o aprendizado no Caminho. Ingressando na Tradição, os novos iniciados passam a receber a proteção e a orientação espiritual dos guardiões e mestres espirituais taoístas.

No Ritual de Iniciação os antigos iniciados também podem renovar os seus votos, tomando parte no ritual e recebendo novamente as bênçãos dos mestres espirituais taoístas.

Encomendas de rituais

Nos rituais taoístas, além dos pedidos gerais de proteção e desenvolvimento, também são feitos pedidos para benefício específico das pessoas que solicitam atenção especial das Divindades. Isto é feito através de um procedimento ritualístico onde é enviada uma carta contendo os pedidos do ritual às Divindades Taoístas.

Para ter seu nome incluído na lista de beneficiados daquele ritual, o interessado deve fornecer seus dados pessoais até um dia antes do ritual, fazendo também uma contribuição em dinheiro para o Templo.

Para acessar a programação de rituais nos Templos do Rio de Janeiro e São Paulo, acesse Agenda RJ ou Agenda SP.

A Sociedade Taoísta do Brasil também realiza rituais encomendados de casamento, benção de criança e ritos fúnebres. Para mais informações ou entre em contato conosco.

Altar taoísta

O Altar é o centro de um templo taoísta, onde são reverenciadas as divindades. Nele predominam as cores vermelho, amarelo e dourado, simbolizando a consciência iluminada. Ele pode ter selos que possibilitam a conexão com uma divindade ou a imagem humana da divindade.

Além das representações das divindades, o altar também acolhe várias oferendas e outros elementos. Todo este conjunto harmônico, reflete nossa verdadeira identidade: uma consciência pura, livre de apegos, e repleta de energia. Em respeito ao altar, é necessário manter silêncio e nunca comer no templo.

Oferendas ao Altar

As oferendas têm um papel muito significativo no caminho espiritual taoísta. Elas são gestos visíveis que demonstram nossos sentimentos invisíveis, estabelecendo uma conexão entre o mundo concreto e os aspectos sutis da vida. Quando a oferenda é sincera, yin e yang são fundidos em uma ação plena e autêntica, contribuindo para a restauração do estado de unidade do praticante.

As oferendas ao altar são feitas pelos iniciados e freqüentadores dos Templos, como forma de demonstrar respeito e gratidão às divindades superiores, desapego e desprendimento dos valores materiais, além da dedicação ao caminho de transformação espiritual.

Há várias oferendas no altar taoísta. Elas são compostas por:

  • Incenso – simboliza a transcendência e dissolução do ego, correspondendo ao conceito de Wu Wei (ação não-intencional);
  • Flores – simboliza a vida e corresponde ao conceito de Dzé Zan (natureza e naturalidade);
  • Frutas – simbolizam o desapego e desprendimento em relação aos valores materiais;
  • Água ou Chá – simbolizam a purificação e remoção dos apegos, correspondendo ao conceito Chin Jin (Transparência e Pureza);
  • Velas – simbolizam o encontro de nossa Consciência com a Consciência Sagrada, correspondendo ao conceito Suen Hua (Transformação Natural).

Faça a sua oferenda

Para participar dos rituais, faça a sua oferenda espontânea, como preferir:

  • alimentos não perecíveis, roupas ou brinquedos (destinado a entidades assistenciais)
  • flores e/ou frutas (para os altares da Sociedade Taoísta),
  • envelope vermelho (contribuições em dinheiro para o Templo),
  • insumos e produtos (material de escritório, copa, limpeza, etc), ou
  • o que o seu coração pedir!

Saiba mais sobre a doação como prática espiritual.

Candelabro de 7 Estrelas

O Candelabro de 7 Estrelas é um instrumento criado pelos mestres taoístas para atrair a força de proteção das divindades. É composto por 7 lanternas principais e de 2 lanternas complementares, cuja disposição reflete o formato da constelação Ursa Maior. Para o Taoísmo, a influência destas estrelas interfere no nosso mundo e em nós mesmos, representando uma força espiritual que nos traz proteção contra enfermidades, acidentes e outros infortúnios que possam nos acometer.

A Sociedade Taoísta do Brasil possui um Candelabro de 7 Estrelas no Templo da Transparência Sublime, no Rio de Janeiro. Qualquer pessoa que tenha interesse em ser beneficiada pela proteção do Candelabro pode solicitar a sua inclusão. Basta informar seus dados de nascimento e fazer uma contribuição para a Sociedade Taoísta do Brasil. Este procedimento é repetido anualmente, próximo ao Ano Novo Chinês, quando acontece uma renovação no Candelabro.
Saiba mais sobre o Candelabro de 7 Estrelas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *