Água e Estratégia Taoísta

By Rafael • • 10 jan 2013

É em função do terreno que a água determina seu curso; e é em função do “outro” que determinamos nossa vitória. Por se adaptar sempre, a água é levada a progredir. Somente nos adaptando ao “outro” poderemos triunfar. A situação do “outro” está para nós assim como o relevo esta para a água. À medida que nos tornamos adaptáveis como a água, sem forma fixa, podemos nos aproveitar da menor brecha oferecida pela situação e continuar nossa progressão. Enfim a partir do “outro” e da realidade que nos cerca é que concebemos nossa estratégia.

Na guerra há uma lógica constante embora as circunstância operantes não se repitam. Exatamente do mesmo modo, a água tem uma natureza constante, mas sua forma é variável, dependendo do seu receptáculo. Por isso, não podemos ter modelos de guerras ou de competição, isto é, construir uma forma que seja válida a despeito da diferença de cada caso.

Mas, se cada caso é diferente, que lição tirar da água e da estratégia taoísta par a vida pessoal ou profissional de cada um? Ora, a água é pura, é a fonte da vida. Representa a sabedoria, o ciclo, a mudança, a flexibilidade e o movimento interessante e inesgotável. Não tem ego, não age com intenção e segue seu curso de acordo com a realidade à sua volta. No curso de estratégia taoísta poderemos aprender muito com a sabedoria da água, tornando nosso caminho mais fluido e eficiente e a concretização de nossos objetivos muito mais eficaz. (NR)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *