Culinária

By Rafael • • 11 dez 2012

Debora Dines

Já se foi o tempo que pensar em proteína era evocar a imagem de um farto churrasco (triste cena para muitos!). Hoje sabemos que vegetais fornecem uma inesgotável fonte de nutrientes – inclusive proteínas – e alimentos de origem animal podem ser dispensados de uma refeição nutritiva.

A soja é o produto vegetal mais rico em proteínas – é quase completa. Mas mesmo que sua dieta use muita soja, monte refeições que também incluam tubérculos, raízes, frutos, folhas de cor verde-escuro (contêm cálcio), sementes, cereais, caules e algas marinhas.

As formas mais comuns de soja processada são: Leite de Soja, obtido através da extração do liquido de grãos de soja cozidos, Tofu, feito desse leite, como queijo através de coalhadura, Misso e Molho de Soja (Shoyu), obtidos de soja fermentada.

O Tofu tem gosto suave e incorpora outros sabores. Pode ser cozido no vapor, marinado, frito, assado ou batido. Enquanto não usar, troque a água que fica submerso. Dura uma semana ou até o prazo de validade. Fica mais firma e absorvente com estes métodos: Tofu Prensado, corte o tofu na horizontal, coloque-o entre duas superfícies lisas, como tábuas de cortar, e por cima ponha objeto pesado que exerça pressão para o tofu soltar liquido mas não quebrar. Deixe escorrer por 30 min. Tofu Escaldado, depois de prensado, ferva o tofu inteiro ou em cubos por cinco min. Siga estas receitas práticas para incorporas a soja ao seu dia-a-dia.

Pesto Cremoso

Tradicional molho de massas a base de manjericão. Acrescente 1 ou 2 colheres de leite de soja a gosto para uma consistência mais cremosa. Experimente também sobre batatas ou inhame cozidos.

3 colheres de sobremesa de amêndoas
1 xícara de água fervente
2 xícaras de manjericão lavadas (sem o caule)
3 dentes de alho
4 colheres de sobremesa de azeite extra virgem
1 bloco de tofu (cerca de 270 gr)
sal e pimenta a gosto
Numa frigideira, toste as amêndoas. Despeje-as na água fervente e deixe repousar por alguns minutos para serem descascadas facilmente. Depois, descarte essa água. Coloque o tofu e o azeite no liquidificador ou processador de alimentos e bata ate obter um creme. Acrescente o restante dos ingredientes e processe ate o manjericão e as amêndoas ficarem bem picados. Tempere com sal e pimenta a gosto. Consuma no máximo em um dia. Serve 3 a 5 porções.

Molho Branco

Usado sobre verduras ou raízes. Para mais sabor, acrescente ervas frescas: salsinha, sálvia e tomilho. Para lasanha, misture o molho pronto a um refogado de shiitake no azeite extra-virgem, alho, alecrim, salsinha e manjericão.

1 xícara de leite de soja
½ colher de sobremesa de araruta
1 colher de sobremesa de molho de soja, ou sal a gosto
Aqueça ¾ do leite de soja em fogo médio (sem deixar ferver). Junte o restante do leite de soja e a araruta. Mexa bem e cozinhe ate o molho engrossar. Serve 2 a 4 porções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *