Dicas de Do-In

By Rafael • • 11 dez 2012

Breve receita, segundo a medicina taoísta, para aliviar sintomas de dores abdominais, de dente, de cabeça. de garganta, congestão nasal, intoxicação, insônia, transtornos visuais e menstruais, tontura e irritabilidade.

Ashbel de Stutz professor de Tui Na e Shiatsu Sociedade Taoísta do Brasil

Os ideogramas chineses usados para indicar “Pontos de Acupuntura” significam literalmente “vazio” e “posição”, ou seja, “posição do vazio”. É o portão que controla “os poderes móveis” – QI ou energia vital – um vácuo geométrico imaterial que pode ser relacionado com o conceito taoísta de WU WEI, que não faz nada e executa tudo. Essas “posições do vazio” são os pontos que dão acesso ao nosso sistema energético.

São muitos os pontos em todo nosso corpo. Alguns merecem uma atenção especial por terem uma aplicação terapêutica mais abrangente e por terem sido amplamente usados pelos grandes Mestres do passado. Dentre estes pontos mais usados, veremos neste artigo o uso com do-in (auto-massagem) de dois pontos: Hegu (IG 4) e Taichong (F3).

É importante ressaltar que a utilização dos pontos pelo do-in ou pela acupuntura não se limita ao simples tratamento de determinado sintoma. Cada ponto tem uma função especifica na Medicina Tradicional Chinesa: pode ser útil para eliminar o calor interno ou para facilitar o fluxo de energia em determinado canal, segundo especificações da Medicina Chinesa. Aqui falaremos apenas de alguns sintomas para os quais estes pontos são úteis. Você pode utilizá-los tanto do lado esquerdo como do direito, já que ambos os pontos são bilaterais.

IG4: Prisão de ventre, dores abdominais, dor de cabeça, dor de garganta, congestão nasal, intoxicação. Localização anatômica: no lado dorsal da mão, entre os 1ª e 2ª metacarpos. (ver figura)

F3: Intoxicação, dor de cabeça, insônia, transtornos visuais, tonturas, irritabilidade, prisão de ventre, transtornos menstruais.

Localização anatômica: no extremo proximal do espaço entre os 1º e 2º metatarsos. (ver figura)

O ideal seria estudarmos um pouco mais para sabermos como faríamos para trazer energia para o ponto (tonificar) ou para drenar energia do ponto (sedar). De qualquer maneira, se você apresenta algum dos sintomas citados, pressione o ponto indicado e gire nove vezes num sentido e nove vezes no sentido inverso. Repita esta operação três vezes seguidas algumas vezes ao dia. Desta forma você estará estimulando o ponto e buscando harmonizá-lo. Você pode usar apenas um dos pontos ou dois se necessário.

Estes pontos não devem ser usados por mulheres grávidas. E lembres-se: caso os sintomas persistam, procure um massagista, medico especializado em Medicina Tradicional Chinesa ou acupunturista. Estas dicas não substituem o tratamento prescrito por um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *