Dicas de Verão

By Rafael • • 11 dez 2012

Temperatura em elevação, ânimos em exaltação!
Siga estas dicas para manter-se em harmonia durante os meses de verão.

Características da Energia

A natureza se manifesta num contínuo de expansão e recolhimento, como explica a médica/acupunturista e professora Andréa de Moraes. Quando ela está em processo de expansão, todas as coisas, todos os seres que se encontram entre o Céu e a Terra, recebem essa energia e ficam com muito mais vitalidade. Isso é o que ocorre no verão.

A atitude mais sábia é entrar em harmonia com o que pede a atmosfera da estação, já que a força da natureza é muito maior do que a dos seres que vivem nela. O verão pede a expansão, é período do crescimento. Segundo o texto clássico da medicina chinesa (Nei Jing): “Após uma noite de sono, as pessoas devem levantar-se de manhã cedo. Não devem se cansar durante o dia, nem consentir que o seu espírito se irrite. Devem permitir que as melhores partes do seu corpo e do seu espírito se desenvolvam e se comuniquem com o mundo exterior. Devem proceder como se amassem tudo quanto existe exteriormente. Tudo isto está em harmonia com a atmosfera do verão e tudo é o método de proteção do nosso desenvolvimento.”

Suave respiração

O Tai Chi Chuan se fundamenta nos conceitos da alquimia interior taoísta e se realiza no nível energético, explica Bruno Kelson, professor de Tai Chi e Qi Gong. Energia equivale a ar, e o ar nos remete à idéia de respiração.

Procure contrabalançar a tendência expansiva do verão mantendo uma respiração suave, profunda e harmoniosa. Uma respiração vai combater o estresse e melhorar as defesas do organismo. Portanto, uma respiração saudável terá como conseqüência natural maior vitalidade e longevidade. Lao Tzé, no capitulo 10 do Tao Te Ching, diz: “Quem respira com pureza, por alcançar a suavidade, pode tornar-se criança”.

Prevenindo-se contra o “calor”

Acácio Cabral, fitoterapeuta, acupunturista, e professor de dietética taoísta.

Na Ma e Dao Yin, também ensinam um exercício fácil de Nei Gong, ideal para a estação: conduz a energia do fogo para baixo e a sabedoria da água para cima. O nome deste exercício interno, transmitido pelo Mestre Wang Ji Wu, é Concentrar o Espírito e Olhar o Calcanhar. De pé, com postura ereta, os pés paralelos e próximos, gire o pescoço de um lado para o outro e tente direcionar o olhar para o calcanhar. Concentre a respiração no Dan Tien, um centro energético localizado no ventre, quatro dedos abaixo do umbigo. Você certamente não conseguirá ver o calcanhar, mas estará criando uma energia que acalma o coração e suaviza a tendência expansiva do verão, que deixa as pessoas mais agitadas e eufóricas.

Um toque que apazigua

Os pontos de acupuntura possuem funções especificas no corpo, ensina Ashbel de Stutz, acupunturista, professor de Tui-Na e Shiatsu. O Nei Ting – ponto E 44, como mostra a figura – é usado para esfriar e drenar o calor do estômago em casos de azia, queimação e sensação constante de fome. Pressione o ponto indicado, gire nove vezes num sentido e nove vezes no sentido inverso. Repita a operação três vezes seguidas algumas vezes ao dia. Desta forma você estará estimulando o ponto e buscando harmonizá-lo. Este ponto também “puxa” o Qi (energia) para baixo e por isso é indicado para casos de dor de cabeça. Localização: extremidade proximal da prega cutânea entre o 2º e 3º dedos do pé. Este ponto é bilateral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *