Editorial

By Rafael • • 11 dez 2012

O taoísmo é uma das mais antigas tradições espirituais vivas.

Não houve interrupção da linguagem através das gerações, o que é fundamental para a transmissão correta dos ensinamentos.

O taoísmo não foi fundado por uma pessoa especifica. É uma tradição de revelação do sagrado, conhecida como Tradição Ancestral.

Esse longo período de atividade ininterrupta inclui grandes mestres como Fu Xi, que pode ter vivido de 7 mil há 30 mil anos, e também os Três Reis e Cinco Imperadores, personagens históricos que viveram aproximadamente há 5 mil anos.

Na atualidade, os patriarcas mais importantes são o Imperados Amarelo Huang Ti, que viveu há 5 mil anos; Lao Djuen, conhecido como Lao Tsé, que viveu há 3 mil anos; e o Mestre Celestial, que viveu há 1900 anos.

A Sociedade Taoísta do Brasil criada para viabilizar a difusão e transmissão do Taoísmo, é uma instituição que representa a tradição e os ensinamentos trazidos pelas linguagens tradicionais. Formalmente, a Sociedade está relacionada às atuais Sociedades Taoístas da China. Dentro da Sociedade Taoísta trazemos ensinamentos de várias fontes e linguagens, mas a principal fonte é a Ordem Ortodoxa Unitária, a Tradição Zen Yi.

Encontramos hoje em dia, quatro pólos de taoísmo: em seu território de origem, a China continental, em Taiwan, Hong Kong e Singapura. Ainda hoje a China continental mantém inúmeros mosteiros, onde os monges são reclusos e há um certo grau de limitação devido ao regime político.

Socialmente, porém, o taoísmo não esta tão ativo quanto há 100 anos, mas a tendência é de expansão e abertura.

Em Taiwan há grande atividade, e mantém todo rigor da sua característica mística e social.

As perspectivas do Taoísmo atual são excelentes. Apesar de não fazer parte da moda, sua linguagem e filosofia, extremamente voltadas à consciência da naturalidade, da natureza, encaixam-se perfeitamente ao novo rumo que os pensadores contemporâneos propõem para o próximo século.

O taoísmo tem como característica a integração entre ciência, filosofia e espiritualidade. Desde a antiguidade, o Taoísmo traz uma rica bagagem de conhecimentos científicos.

Suas artes – como Medicina Chinesa (acupuntura) Tai Chi Chuan, I Ching, Estratégia e Feng Shui – tornaram-se independentes e chegaram primeiro ao Ocidente, antecedendo a filosofia de vida e o ensinamento espiritual, que é o trabalho mais importante.

O povo brasileiro é extremamente receptivo e curioso sobre o desenvolvimento espiritual, e sua intuição e sensibilidade são fatores essenciais e necessários à espiritualidade. A integração do taoísmo à cultura brasileira, mais uma vez, comprova a atualidade e universalidade dessa milenar tradição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *