Editorial

By Rafael • • 11 dez 2012

O taoísmo é uma tradição espiritual milenar de origem chinesa. O ensinamento filosófico e a pratica espiritual (meditação, alquimia e rituais), são praticados na Sociedade Taoísta do Brasil, oficialmente ligada e reconhecida pela Sociedade Taoísta da China. Fundada em 1990 pelo sacerdote Wu Jyh Cherng, que trouxe o puro conhecimento da tradição, adquirido os mais representativos mestres iluminados vivos.

A maneira de se conhecer e de se aproximar do taoísmo são os encontros abertos ao publico, realizado pelo mestre Cherng às terças-feiras, 19;30h, no Templo da Sociedade Taoísta, à Rua Cosme Velho, 355.

Esses encontros estão divididos em duas partes: a pratica se inicia com os Cantos Sagrados (Zhan), onde se desenvolve o equilíbrio e a harmonia do sentimento e da emoção. Em seguida, através do Mantras (Dzhou), cultivamos a concentração e a introspecção. E, com a meditação (Zhin Zai Fa), desenvolvemos a consciência e a paz.

Na parte filosófica – através do texto do Tao Te Ching, de Lao Tse, obra fundamental do taoísmo cujo texto sagrado tem cerca de dez mil volumes, mestre Cherng apresenta e interpreta os conceitos taoístas sobre vida, espiritualidade e auto-realizaçao. Nesse mesmo dia, das 16:00 às 19:00, há consultas aos Oráculos sobre como melhor se conduzir nas circunstancias da vida e perspectivas do destino. A partir das 18h, há o ritual para harmonização espiritual e energética, o Fu Fá.

No ano 2000, a Sociedade Taoísta do Brasil vai enfatizar, expandir e aprofundar as técnicas de meditação. Acreditamos que, nas próximas décadas, a meditação será o mais importante ensinamento espiritual.

Existem atualmente dezoito sacerdotes em atividade e toda sexta-feira, às 19:30h, realizamos nossos rituais de oferenda e purificação abertos ao publico. Há também missionários levando o Taoísmo para todos. Estamos preparados para atender solicitações de grupos interessados no Taoísmo tradicional em quaisquer cidades. Entrem contato conosco para viabilizarmos planos para cada situação. Estamos também publicando uma serie de livros sobre taoísmo e contamos com professores de Artes Taoístas, formados pela linguagem da tradição, transmitindo conhecimentos em cursos de I Ching, Tai Chi, Medicina Tradicional Chinesa, Chi Kun, Estratégia, Feng-Shui e Oráculo da Flor de Ameixeira.

Uma consulta ao Oráculo da Flor de Ameixeira, em resumo, revelou o que o ano 2.000 fala da restauração do caminho luminoso, u retorno ao caminho do Tao. Os cálculos astrológicos do Oráculo indicam a influencia da divindade Dragão Azul, que traz bênçãos e boa fortuna ao se caminhar nessa direção. O caminho está aberto, porem devemos fluir de acordo com as situações, sem tentar determiná-las. Mesmo em momentos de comoção, é necessário continuarmos no Cainho com convicção e firmeza, totalmente concentrados no que fazemos, assim como o sacerdote ao conduzir a concha de vinho em um ritual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *