Estratégia da Essência

By Rafael • • 11 dez 2012

Newton Rezende, Professor de Estratégia Taoísta, Sociedade Taoísta do Brasil

Diz a lenda que um nobre da antiga China, certa vez perguntou ao seu medico, membro de uma família de terapeutas, qual de seus familiares era mais hábil na arte da medicina.

O medico de uma reputação tão difundida que seu nome era sinônimo de própria ciência na China, respondeu: “Meu irmão mais velho percebe o espírito da doença e o remove antes que possa assumir qualquer forma, e por isso seu nome não sai de casa. Meu segundo irmão cura a doença quando esta ainda é bem pequena e por isso seu nome passa da vizinhança. Quanto a mim perfuro as veias, prescrevo poções e massageio a pele, e por isso, de tempos em tempos meu nome cruza as fronteiras e chega aos ouvidos nobres.”

Enquanto o famoso médico atuava de uma forma mais fragmentada, onde a doença já havia provocado desequilíbrio entre os opostos yin-yang (2), o segundo irmão atuava no inicio da manifestação da doença, no estagio onde yin-yang ainda estão em estado de integridade (1). Já o irmão mais velho atuava no principio, na essência (0), mantendo a saúde em estado de equilíbrio sem dar chance ao surgimento da doença.

O caminho da estratégia Taoísta procura atuar como o primeiro irmão, agindo na essência das coisas, buscando um caminho de harmonia e lucidez entre o homem e o mundo que o cerca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *