Huang Ti

By Rafael • • 11 dez 2012

O Imperador Amarelo, um dos grandes Patriarcas do Taoísmo

O Imperador Huang Ti pregou a virtude da terra, a Fidelidade, daí o título de Imperador Amarelo. Huang Ti governou por 22 anos até o surgimento da rebelião liderada pelo feiticeiro Tzé Yio e seus 80 irmãos. Segundo a lenda, eles tinham o corpo de animal, falavam a língua do homem e possuíam o poder de criar nevoeiros. Por isso, Huang Ti teve que se purificar e realizar uma oração ao Céu, para conseguir vencê-los. Atendendo à sua invocação, Shi Wang Mu, a Rainha Mãe do Ocidente, enviou o Dio Tien Shue Lü, a Dama do Mistério dos Nove Céus, para ajudá-lo.

Com a vitória conquistada no ano de alinhamento do 7 astros, Huang Ti ordenou ao sábio Ta Zau que criasse o novo calendário, utilizando o conceito do Dez Troncos Celestiais e Doze Ramos Terrestres, inspirados, respectivamente , nos movimentos do Céu e da Terra, incluindo as divisões de 24 sopros inspirados na soma de 24 linha yin e yang de oito trigramas, alem dos movimentos da lua em relação ao Céu (12 signos, 28 domicílios e sol) e à Terra (12 casas). Assim, foi criado o novo calendário amarelo, Huang Li, considerado atualmente, o mais completo calendário do mundo.

Após a renovação do calendário, Huang Ti ordenou a Tzan Jie a criação dos ideogramas, a Li So a estruturação da matemática, a Lin Luên a definição das notas musicais, a Chi Po a escrita do Tratado da Medicina e a São Su a escrita do Tratado de Acupuntura, alem de ordenar a criação de inúmeros objetos e normas da vida cotidiana.

Durante o seu reinado, Huang Ti teve a visão de um pais chamado Hua Shu Guo, o País da Pétala Florida, que não possuía um governante superior e cujo povo não conhecia o ódio nem o egoísmo, não existindo conflito nem ação ou contra-ação, havendo apenas a naturalidade. Huang Ti inspirado nessa visão, governou de acordo com o principio do Wu Wei, da Não-Ação, e deu inicio a era do governo taoísta.

Aos 115 anos, Huang Ti iniciou-se como o Imortal Dio Shuen Tzé, o Senhor de Nove Mistérios, no segredo do Elixir Espiritual de Ouro Liquido e, em seguida, retirou-se ao Monte Tien Tai. Mais tarde, já conquistando o nível de Imortal, Huang Ti recebeu do Imortal Guan Tzen Tzé, o Senhor da Sublime realização, a sua ultima iniciação.

Huang Ti é um dos três grandes patriarcas do Taoísmo, considerado como Sze Tzu, o Patriarca Inicial, e é o mentor do ensinamento ancestral e místico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *