Iluminação

By Rafael • • 11 dez 2012

Wu Jyh CHERNG, Sacerdote Taoísta da Ordem Ortodoxa Unitária, Presidente da Sociedade Taoísta do Brasil

Cada pessoa tem sua própria forma de encontrar a realização espiritual, não importa como ela poderia ser interpretada. Pessoas mais ligadas à espontaneidade, à liberdade, podem dizer que a realização espiritual é encontrar a libertação da vida e da morte; outra diz que é se libertar dos sofrimentos; outra, que é reencontrar-se com Deus, a fonte primordial das coisas. Não importa o que cada pessoa acredite que seja a sua realização espiritual, mas esse caminho, seja ele o caminho que for, só aquela pessoa vai poder fazer e só ela vai poder transformar-se a si mesma.

Não adianta uma pessoa querer alcançar a iluminação e não fazer nada para que isso aconteça. Se ela diz “eu sou profundamente mística e quero ser iluminada”, mas não se dispõe a participar de qualquer prática espiritual, a iluminação não vai acontecer. Isso é como uma pessoa que se senta em casa, numa cadeira, e diz: “eu estou com fome, preciso me alimentar para me sentir satisfeito”, e não faz mais nada, continua sentada. Se ela não usar seus músculos, não levantar e se dirigir à geladeira, não vai comer.

O caminho espiritual também é assim: se você se deita na choupana da sua vida apenas desejando se realizar espiritualmente, não vai conseguir a realização.

O taoísmo diz que o caminho espiritual apóia-se em três pontos, e o ponto essencial é o próprio ato de realiza o caminho, ou seja, se você não se levantar para realizar, não vai conseguir chegar ao tao, à realização, porque tao significa caminho e esse caminho só vai existir se você caminhar nele. Para ele existir, você tem que fazer, praticar esse caminho espiritual.

E praticar é, exatamente, trabalhar na transformação de si próprio. Conforme você vai fazendo esse caminho, a mudança vai acontecendo, e, se você continuar aplicando diariamente na sua vida cotidiana esses ensinamentos e essa sabedoria, você vai perceber que, paulatinamente, estará se transformando em outra pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *