Meditar

By Rafael • • 11 dez 2012

Márcia Coelho Sacerdote Taoísta Professora de Meditação

O método de meditação ensinado na Sociedade Taoísta é o Xin Zhai Fa, que significa Método da Purificação do Coração: na medida em que purifica o coração da pessoa, a meditação vai aproximando-se do Tao, até que seu coração fique completamente purificado e ela finalmente alcance o Tao. A prática disciplinada desse método traz benefícios terapêuticos, como livrar o praticante do cansaço crônico e da ansiedade e melhorar sua saúde física, energética e mental; mas por se tratar de uma ferramenta espiritual, a principal meta do Xin Zhai Fa não são esses efeitos terapêuticos e sim a Realização do Caminho Espiritual do seu praticante.

Passos Iniciais

Para conseguir fazer uma boa sessão de meditação, você deve estar descansado física e mentalmente; portanto, se antes de iniciar sua prática, você sentir que não está pronto, deve relaxar seu corpo e sua mente fazendo exercícios físicos e respiratórios que já conheça, como ginásticas para o pescoço, para os membros superiores e inferiores, enquanto procura respirar e de maneira cada vez mais lenta e ritmada.

Atenção: nessa fase, é importante não fazer exercícios que deixem seu corpo e sua mente ativados porque isso irá prejudicar sua capacidade de concentração, o que vai se refletir, depois, em dificuldade para entrar na meditação.

Sentindo-se já relaxado, você então se senta com a coluna reta, desencostado de paredes e de preferência em posição de lótus, para tentar se concentrar e meditar. Sem pressa, você vai observar se a posição em que você se sentou está correta, se você não está sentindo qualquer tipo de dor e se a postura escolhida não vai lhe trazer futuros problemas físicos ou energéticos. É preciso que você esteja sentado com conforto e naturalidade e sinta um bem-estar físico, energético e mental. Nesse momento – e voltando a dizer: sem pressa – você inicia, agora em silêncio, mentalmente e sem movimentos físicos, outra sessão de relaxamento, conferindo cada parte do seu corpo, passo a passo:

  • Começa pela cabeça e relaxa o couro cabeludo, a testa, as sobrancelhas, os olhos, as narinas, a boca, a língua e o queixo;
  • Depois vai par o pescoço e relaxa toda essa musculatura;
  • Em seguida, passa para o restante do corpo e relaxa os braços, as costas, o abdômen, as pernas e por último os pés.

Estando já completamente relaxado, você coloca a ponta da língua no palato, para ajudar na sua concentração e inicia – caso sinta necessidade – a prática da recitação dos Mantras sagrados da Luz Dourada e Purificação da Mente, pelo tempo que for necessário, até se considerar pronto pra passar à etapa seguinte, a concentração propriamente dita.

A Prática da Concentração

Finalmente, você está confortavelmente sentado, numa posição fisicamente correta e natural, com língua colocada no palato, com seu corpo e sua mente relaxados; isso significa que você já esta em condições de passar para a técnica da meditação do Xin Zhai Fa, que poderá levá-lo a uma completa quietude da mente e do corpo.

A etapa seguinte é dirigir sua mente para a respiração, ou seja: você vai concentrar sua mente na sua respiração e tentar permanecer nessa condição o maior tempo possível, sem se desviar.

No inicio, você vai sentir dificuldade para se manter nesse estado, caso não tenha desenvolvido uma boa capacidade de concentração: vai perceber que passa pouco tempo concentrado em seguida desvia sua atenção para os pensamentos. Quando isso acontecer, não permita que se criem sentimentos de culpa em sua mente: retorne de imediato para o estado anterior, esqueça que saiu do seu objetivo e volte a se concentrar na respiração.

Esse é o exercício que você deve fazer e repetir muitas vezes. Com o decorrer do tempo, conseguindo praticar a meditação pelo menos uma vez por dia, de forma constante e disciplinada, você vai perceber que consegue se manter concentrado por períodos de tempo mais longos, até passar para etapas cada vez mais avançadas da meditação e, como conseqüência natural, experimentar resultados cada vez mais completos e duradouros.

Por último, uma recomendação para quem está sempre desviando sua concentração da respiração: observe se essa circunstância está se repetindo com muita freqüência, a ponto de impedir seu progresso na prática Caso isso esteja, de fato, ocorrendo, será conveniente fazer treinamentos, fora da meditação, com o objetivo de aumentar a sua capacidade de concentração, já que ter uma boa capacidade de concentração é requisito básico para se chegar a resultados concretos no método que adotamos.

Agora vamos colocar em prática as orientações. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *