O Tao do Taoismo

By Rafael • • 11 dez 2012

Tao é, ao mesmo tempo, o caminho, o caminhante e o ato de caminhar. Filosoficamente, pode ser interpretado como o Absoluto.

O Taoísmo é um,a tradição espiritual que propõe o retorno do homem a um estado de consciência e vida plena, ao Tao.

O caminho da transformação pode e deve ser experimentado em cada instante e aspecto da vida quotidiana de uma pessoa. O espiritual, a cultura, religião, a filosofia e a ciência não estão separados no Taoísmo. Através de diferentes meios, mas seguindo os mesmos princípios, podem viver o que é chamado de caminho do retorno.

Os meios para esse retorno englobam as artes (Su), a lei (Fa) e o caminho (Tao). As artes, procuram restaurar o equilíbrio das energias da pessoa através de conhecimentos de saúde, de oráculos, de destino, de leitura da natureza ou do homem. O Fa é o conjunto de métodos místicos que restauram a ordem, a organização, a lei interior e exterior através da força espiritual. E o Tao, como meio, tem na meditação o caminho espiritual por excelência.

Se uma pessoa tem a vida inteiramente voltada para a elevação espiritual, pode chegar ao estado de sagração do homem, a vida e consciência infinitas. Podemos dizer que esta pessoa restaura o Tao (Xio Tao).

Restaurar o movimento (Xio Xing) significa restaurar a nossa atitude na vida. Tudo o que se faz é uma atitude, uma ação (pensar, o modo de falar, como conduzir o trabalho, conviver com pessoas). E, pelo caminho da restauração, podemos fazer com que todas as nossas atitudes fiquem de acordo com o perfeito equilíbrio, com a naturalidade. E assim, seguindo esse caminho, conseguimos viver aqui na terra em maior harmonia consigo mesmo, como todos os outros seres e com a natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *