Palavras do Mestre Maa aos Taoístas do Brasil

By Rafael • • 11 dez 2012

Maa Ho Yang, Mestre Patriarca da Escola Oeste de Alquimia Taoísta

Como estão os taoístas do Brasil? Na oportunidade desse encontro hoje em Taiwan, o Sr. Wu Jih Cherng pediu-me que falasse um pouco sobre a “Restauração do Caminho”.

Pessoalmente, apesar de já estar entre os 70 e 80 anos de idade, ainda tenho um espírito de aprendiz, pois a Restauração do Caminho é o processo da união do homem com a Grande Natureza, união essa que poderia acontecer num nível profundo ao artificial.

No nível mais profundo o homem se torna o próprio Caminho, seu próprio Caminho. Quanto maior o grau de união, maior a quantidade de benefícios que você recebe.

Nós, chineses, na Restauração do Caminho seguimos a orientação e o ensinamento do Imperador Amarelo e de Lao Tse, seguindo e realizando o Caminho que eles nos mostraram. Na Restauração do Caminho há dois grandes objetivos: o alcance da longevidade e da saúde e o processo de transcendência e alcance do sagrado.

O primeiro é o alcance da longevidade e da saúde.

No momento de fecundação recebemos da Grande Natureza a Sublime Energia (Autentico Yang da Extremidade Inexistente), chamada de Espírito Iluminado, que, a partir do nascimento, passará a ser nosso verdadeiro regente.

A Grande Natureza possui essa mesma energia. O Céu, por possuir esse espírito iluminado, forma uma grande nevoa que abrange todas as existências. A Terra, por possuir esse espírito iluminado, tem um centro de gravidade dentro dela. Essa Sublime Energia que possuem é a mesma energia que possuímos, por isso forma-se a compreensão do Céu, Homem e Terra como uma Unidade.

Se o Céu e a Terra são constantes, longos e duradouros porque possuem essa energia, por que o ser humano, que também possui essa energia, não consegue ser tao duradouro quanto ele? Porque o Céu e a Terra não possuem emoções nem desejos egoístas, por isso estão constantemente unidos à Grande Natureza. E o ser humano, por possuir as Sete Emoções e os Seis Desejos (emoções e desejos do ego) está o tempo inteiro desperdiçando seus Três Tesouros: Espírito, Sopro e Essência. A mobilização da mente prejudica e desgasta o Espírito; a disputa do prestigio desgasta o Sopro e a luxuria desgasta a Essência. Quanto os Três Tesouros se dissolvem e se perdem, o homem sai desse mundo, morre. Dessa maneira, o homem nasce e morre, repetidamente.

Uma pessoa que pretende ter longevidade precisa compreender dois pontos importantes:

  • Primeiro: precisa evitar perder o Espírito, o Sopro e a Essência que já possui; precisa aprender a resguardar os Três Tesouros que já tem. Como? Você precisa ter um regente. Regente é nossa natureza interior, o espírito iluminado que habita dentro de nós. Essa verdadeira natureza deve ter domínio sobre a nossa vida. Assim, naturalmente, não criará dentro de si sete emoções, seis desejos, nem maus pensamentos, e nossos Espírito, Essência e Sopro poderão ser resguardados.
  • Segundo: busca novas fontes de vida. O Homem, O Céu e a Terra, juntos, formam as Três Naturezas do Universo. As Três Naturezas (ou Três Poderes, no I Ching) eram unidas, mas os homens atuais já não prestam atenção nisso e não sabem mais qual é a importância da união entre o Homem, o Céu e a Terra. Entretanto, os antigos mestres já haviam ensinado a maneira de reunificar o Céu, o Homem e a Terra. Essa união é promovida através da atmosfera que envolve nosso planeta, pois essa atmosfera é o sopro comum a todos os seres.

O Sopro que respiramos está unindo o Céu e a Terra. Então, o ar que inspiramos é o Sopro do Céu que desce, e o ar que experimentamos é o Sopro da Terra que sobe. Por isso, a aquisição desse Sopro Único é o passo mais importante para conseguirmos retornar à união com a Grande Natureza. Quando os nutrientes e energias da Grande Atmosfera são trazidos para dentro do nosso corpo conseguimos adquirir saúde e longevidade. Assim, vamos poder dela extrair nutrientes e energias que vamos repor no lugar das essências e energias perdidas.

Mas nosso “eu” é feito de carne e sangue. Mesmo que você consiga prolongar sua vida, esse “eu”, um dia, ainda irá entrar em declínio.

O segundo maior objetivo na Restauração do Caminho é o sublime estudo da tradição taoísta chinesa, que se realiza no processo de transcendência e no alcance do Sagrado. E o que é o Ser Sagrado? É aquele que quando a Terra e o Céu se destroem, não é destruído. Por isso, esse é o sublime ensinamento da tradição chinesa.

Esse Conhecimento é exatamente aquele que eu sempre busquei e continuo buscando. Apesar de já ter entre 70 e 80 anos, ainda estou aprendendo e buscando, porque essa ciência é profunda demais. Por isso, gostaria que compreendessem que o ensinamento taoísta se fundamenta em dois grandes elementos:

1 – Saúde e longevidade;
2 – Transcendência do vulgo e alcance do Sagrado.

Sabendo da existência desses ensinamentos, você também pode buscar os homens superiores que existem no mundo, que possuem esses conhecimentos para que todos nós, juntos, possamos aprender com eles.

E aproveitando esse momento, desejo felicidade aos chineses que vivem no Brasil e aos brasileiros que estão aprendendo o taoísmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *