Que Horas São?

By Rafael • • 11 dez 2012

Este ou qualquer outro acontecimento que desperte a atenção no cotidiano pode ser interpretado como uma resposta do oráculo de I Ching Flor de Ameixeira. O tempo, as palavras, batidas na porta, uma nuvem, um fato inesperado no dia-a-dia podem revelar o seu destino.

Oscar Maron\\jornalista
professor e consultor de I Ching Flor de Ameixeira

Na Escola de I Ching “Flor de Ameixeira”, tudo o que existe, tudo o que acontece na vida, pode ser codificado em símbolos do I Ching através de imagens e números e transformado em Oráculo. O I Ching “Flor de Ameixeira” é um oráculo com característica dinâmica, que pode trazer uma revelação diretamente do Céu, da Natureza ou do Universo, sem que uma pergunta seja formulada. Não utiliza as ferramentas convencionais do I Ching (moedas ou varetas).

No I Ching tradicional, o julgamento, as linhas e os textos dos hexagramas foram escritos para ajudar a interpretar imagens e números. Mas a origem dos textos é simplesmente as imagens e os números do I Ching, ou seja, é um conhecimento anterior aos textos clássicos e filosóficos. Já o estudo do I Ching “Flor de Ameixeira” enfatiza os números e as imagens, e não os textos clássicos.

O oráculo Flor de Ameixeira tem um profundo elo com os antigos mestres tradicionais taoístas. Sua criação foi atribuída a um grande mestre, Shao Yung. O método foi originado de um sistema de I Ching taoísta chamado Shang Tian Yi Xue, que literalmente significa: “O estilo do I Ching do Céu Anterior”. Foi Shao Yung quem popularizou este método, e só nos últimos 300 anos ganhou o nome mais conhecido de “Flor de Ameixeira”.

O I Ching é uma síntese de todas as transformações do universo. O conhecimento das leis da mutação, através do oráculo do I Ching, revela, em função da ocasião e posição, como agir, qual a adaptação eficaz, e qual a orientação vital a seguir nas crises, nas dúvidas e nas diversas situações que fervilham na vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *