Realidade! Nossa Melhor Amiga

By Rafael • • 11 dez 2012

Newton Rezende, Economista e Professor de Arte da Guerra

Jornal Tao do Taoísmo – n. 18 índice

O caminho do Tao começa com autoconhecimento, clareza mental e equilíbrio interno. É o caminho do coração e nos ensina a viver com sabedoria e harmonia com o universo. A ação eficaz no mundo pressupõe interagir com tudo e com todos de maneira suave e fluida. Observar a realidade com isenção, perceber suas tendências e conduzir-nos pelo processo universal e natural é um dos princípios do Tao. Parar de resistir e alinhar nossa realidade interna com a externa (a realidade além de nós) é a própria harmonia. Quando nosso relógio interno fica parceiro do mundo real, vivemos uma grande paz interior, o que permite enxergar os caminhos mais adequados e tomar decisões que nos levem a alcançar resultados concretos em nossa ação no mundo.

Conflitos e crises surgem a toda hora e o mundo externo está em constante mudança. Ser afetado por isso, cultivando sentimentos de culpa, desânimo, etc, acaba por deixar o furacão da realidade nos levar. Ficar centrado e consciente dos ciclos e do funcionamento do mundo permite encarar as crises sem paralisia, ver as oportunidades que se oferecem e fazer as adaptações necessárias.

Existem momentos de ascensão e de queda, avanço e recuo, expansão e recolhimento. O homem precisa contemplar o movimento do tempo para descobrir qual é o seu momento. Precisa conhecer a sua natureza para saber como se adaptar ao momento, e precisa conhecer a natureza externa para saber onde está vivendo e em que terra está pisando.

Estar em harmonia com o céu, com o destino maior, com a grande onda, e aproveitar as tendências do mundo, são as chaves para se ter sempre resultados de boa fortuna. É sábio agir de acordo com nossa realidade, integrando-nos às circunstâncias que se configuram e encontrando nosso caminho com sinceridade no coração. Assim, podemos realizar, empreender e concluir nossa obra com o máximo de perfeição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *