Retorno ao Tao

By Rafael • • 11 dez 2012

Taoísmo: uma Tradição de ensino frutifica no Brasil

Jornal Tao do Taoísmo – n. 15 índice

foto: O conjunto de métodos místicos taoístas objetiva restaurar a Ordem, harmonizar o homem e o ambiente com as Leis que regem o Universo. Estas Leis são os princípios que regem todas as energias, as formas e as consciências do mundo manifesto e do invisível.

O Taoísmo, cada vez mais atual, possui uma visão integrada da compreensão dinâmica da vida, no espaço e no tempo. É simultaneamente original em sua concepção, e universal nos seus dedobramentos e nas suas aplicações concretas. A essência da observação dos sábios taoístas, é não apenas notar os fatos tal como eles parecem surgir, mas, também, e talvez acima de tudo, perceber neles as mudanças, as mutações, descobertas inseparáveis de uma visão global.

O Taoísmo é uma tradição de ensinamentos e de realização. Dentro da tradição taoísta existem dois ramos de conhecimentos: um é chamado conhecimento de “entrada no mundo” e o outro é o da “saída do mundo”.

foto: O Seminário de formação de sacerdotes taoístas: com duração de dois anos, tem a finalidade de formar agentes multiplicadores da filosofia e da prática espiritual Taoísmo. O curso abrange: Teologia, História do Taoísmo, Ritos e Cerimonias, Meditação, Filosofia, Yi Jing (I Ching) e Qi Gong (Chi Kun)

Os conhecimentos de “saída do mundo” são ferramentas tais como a meditação, mantras, cantos sagrados, rituais e práticas místicas, que visam o pleno desenvolvimento espiritual.

O conhecimento de “entrada no mundo” refere-se às práticas que nos permitem aplicá-las no meio social depois de aprendidas. Durante séculos, sábios taoístas desenvolveram diversas artes para restaurar o equilíbrio entre o homem, o mundo e a natureza.

No taoísmo estamos sempre aprendendo alguma coisa, seja um ofício, uma profissão, um trabalho, uma arte ou uma técnica.Todas as técnicas taoístas, sejam místicas como Alquimia, Meditação, ou Artes práticas como o Tai Ji Quan (Tai Chi Chuan), Qi Gong (Chi Kun), Feng Shui, Acupuntura, Fitoterapia, Tui Na, Shiatsu, Astrologia e o oráculo do Yi Jing (I Ching), se baseiam nos mesmos princípios – o código taoísta de leitura da realidade. E todas essas técnicas são ferramentas que o homem pode utilizar no Caminho de retorno ao Tao.

A Sociedade Taoísta do Brasil, com sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo, é a única representante oficial do taoísmo na América Latina, vinculada e reconhecida oficialmente pela Sociedade Taoísta da China, órgão governante do taoísmo mundial.

foto: As tradicionais palestras sobre filosofia e meditação ministradas pelo professor Hamilton, às terça-feiras, estão sempre lotadas e são a porta de entrada para a compreensão do Taoísmo.

Nos últimos 13 anos a Sociedade Taoísta tem sido ponto de referência para os praticantes, estudiosos, pesquisadores, profissionais e o público em geral. Trabalhou maciçamente na transferência de tradicionais conhecimentos espirituais, culturais, filosóficos, artísticos e científicos da Tradição Taoísta.

É significativo o aumento da quantidade de pessoas que se beneficiam dos inúmeros conhecimentos do taoísmo, e descobrem o Caminho do Tao. Estes conhecimentos possibilitam a reflexão interior, a integração e a transformação da realidade pessoal, social e espiritual sempre em equilíbrio com os ciclos da natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *