Tai Chi e o Abraço da Árvore

By Rafael • • 11 dez 2012

Bruno Kelson, Professor de Tai Chi Chuan e Chi Kun, Sociedade Taoísta do Brasil

Existem várias lendas que explicam a origem do Tai Chi Chuan. A mais conhecida seria a luta contemplada pelo mestre filosofo Taoísta Chang San Feng (960-1278 A>C) entre uma garça e uma serpente. Apesar de incessantes ataques e defesas tanto da garça quanto da serpente, não houve vencedores. Desta observação cuidadosa, o mestre meditou no valor da astúcia contra a força, e concluiu que a suavidade e a flexibilidade são superiores à rigidez e a força.

Outra versão, também bastante difundida, diz que Chang San Feng teve contato com uma divindade taoísta chamada “Rei do Mistério”. Ele criou o Tai Chi Chuan para que os alquimistas tivessem mais uma ferramenta no caminho da elevação espiritual. O Rei do Mistério é considerado um dos maiores alquimistas de todos os tempos.

O Tai Chi Chuan tem sua origem na filosofia Taoísta. É uma pratica milenar, tanto marcial quanto terapêutica, que objetiva a saúde e a longevidade. Através de movimentos lentos e padronizados, mais uma respiração profunda e suave, podemos alcançar um estado meditativo e harmonioso cuja conseqüência é a saúde física, mental e emocional. O Tai Chi Chuan reduz o estresse e, liberando as tensões melhora a circulação, traz um sono tranqüilo, ajuda a tratar infartos, proporcionando uma recuperação mais rápida, entre muitos outros benefícios.

O exercício que constitui uma das principais bases de preparação interior para a pratica do Tai Chi Chuan é a postura do “Abraço da Árvore”.

A postura do corpo baseia-se em manter todo o corpo seu eixo, em equilíbrio: os ombros e braços devem estar relaxados, o peito esvaziado, os joelhos ligeiramente flexionados e o pés rigorosamente paralelos. A respiração deve ser mais natural possível. Entrar em estado meditativo.

Permanecer nesta postura inicialmente por aproximadamente três a cinco minutos e aumentar o tempo gradativamente. Grandes mestres de Tai Chi Chuan permanecem horas nesta postura. Os benefícios desta prática são a de recuperação da energia, o alivio de dores de cabeça, regula a pressão alta, problema nos olhos, taquicardia e problemas respiratórios, e, nas, mulheres, evita os nódulos dos seios. Enfim, tem a função de equilibras corpo, mente e emoção.

O Abraço da Arvore não deve ser feito em dias de tempestade nem debaixo de árvores à noite. O melhor horário para a prática de qualquer exercício de Tai Chi Chuan ou Chikun é entre 5:00hs e 7:00hs da manhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *