Tradição e Feng Shui

By Rafael • • 11 dez 2012

O sacerdote Taoísta Wu Jyh Cherng – Kao Kon Fa Shi ( Alto Oficio, Mestre da Lei) – é presidente da Sociedade Taoísta do Brasil e autor de diversos livros sobre artes taoístas. É tradutor do Tao Te Ching, do I Ching e de outros clássicos do taoísmo.

Mestre Cherng chegou ao Brasil há 27 anos trazido por seu pai, Mestre Wu, que fundou no Rio de Janeiro o Instituto de Cultura Chinesa e foi um dos introdutores da acupuntura, do Tai Chi Kun e das terapias corporais.

Após continuar o trabalho do pai, mestre Cherng começou sua busca à origem dessas práticas: o taoísmo. Voltou à China e com o patriarca da Sétima Geração da Escola Oeste do taoísmo, o alquimista Mestre Maa, fez sua primeira iniciação em alquimia interior.Alem da iniciação na pratica espiritual, interna, introspectiva de meditação e transmutação, aprendeu os ensinamentos mágicos e ritualísticos com o Mestre Kon, discípulo ajudante do antepenúltimo Mestre Celestial, Pontífice do taoísmo ortodoxo.

Posteriormente encontrou a orientação de Mestre Zao e com ele completou seus conhecimentos de ritos e cerimônias em escola de rigorosa disciplina. Iniciou-se e aprofundou seus estudos nas Artes dos Oráculos, da Astrologia e do Feng Shui, arte taoísta de harmonizar a energia dos ambientes.

Wu Jyh Cherng, Sacerdote Taoísta Ordem Ortodoxa Unitária, Presidente da Sociedade Taoísta do Brasil

Resolvi transmitir os ensinamentos de Feng Shui porque percebi que existem muitos equívocos e erros cada vez mais acentuados. Para dar oportunidade às pessoas de aprenderem os ensinamentos corretos, resolvi mostrar o que é a autentica tradição, que exige anos de estudo. O Feng Shui envolve o ambiente e a moradia da pessoa, e sua técnica mal aplicada tem efeitos nocivos imediatos.

O Feng Shui tradicional e autêntico está contido na tradição chamada San Yuan , pretendo com tempo passar todos os ensinamentos dessa tradição, onde existem varias etapas e níveis.

O primeiro, fundamental, é o método Ba Zhai que tem como objetivo proporcionar equilíbrio e harmonia nas residências. Na Sociedade está sendo ensinado pelo professor Hamilton. Estou ensinando e concluindo a segunda parte que é o método Fei Xing , conhecido como Estrela Voadora. É um metodo que fala de oportunidades, mostrando que cada residência tem seu momento próprio. Em cada ano, cada mês, em cada circunstancia existem diferentes energias operando acentuadamente nos ambientes da residência. Nada é permanente, então através dessas diversas variações de energia você fica sabendo o momento do seu destino. O imóvel é igual a uma pessoa, com data de nascimento e trânsitos astrológicos. O curso completo de Fei Xing acontecerá uma ou duas vezes no ano 2000.

Vou revelar os segredos dessa Arte, e, depois, vou ensinar os Grandes Hexagramas, um nível mais elevado do Feng Shui. Nesse nível são utilizados os 64 hexagramas do I Ching alinhados nos 360º graus do zodíaco, associados 384 linhas do I Ching. Esse método serve à elaboração, analise e estudo da residência, projetos urbanísticos; analise de bairro; analise ambiental em grandes dimensões. Existem níveis ainda mais altos no Feng Shui.

Todos os segredos serão ensinados seguindo a forma tradicional, ética e gradual. A transmissão do Feng Shui deve ser correta, para não tornar os ensinamentos vulgares e mercenários.

Os cursos da Sociedade Taoísta transmitem ensinamentos escritos e orais da milenar tradição chinesa. No ano 2000, um dos planos principais é difundir dois ensinamentos importantes: o Oráculo da Flor de Ameixeira, conhecimento inédito, e o Feng Shui. A principio eu não estava muito interessado em me colocar no meio do trabalho de Feng Shui.

No meu entender, o mais importante para uma pessoa é o desenvolvimento espiritual, a busca de uma consciência maior, a libertação dos laços de vida e morte e da ignorância. Só que existem tantos erros, e cada vez mais graves, que resolvi entrar na lama. A verdadeira tradição do Feng Shui precisa ser aprendida passo a passo, e isso leva anos de estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *