Yin Fu Ching e a Estratégia Taoísta

By Rafael • • 11 dez 2012

“Alimente-se de acordo com o tempo e os cem ossos serão governados. Movimente-se de acordo com as circunstâncias e as dez mil modificações serão pacificas.”
Yin Fu Ching, Imperador Amarelo – 2.700 AC

comentários de Wu Jyh Cherng

O Yin Fu Ching é um texto extremamente importante: serve tanto como leitura de auto-realizaçao, quanto como texto de alquimia ou que pode ser usado para governar as famílias. É um livro de filosofia que fala de fundamentos políticos e de estratégia, servindo tanto para governar um pais quanto para a arte da guerra. Como texto filosófico, é muito utilizado para trabalhos de astrologia, geomancia, fisiognamia e inúmeros outros conhecimentos mágicos, alem de ser utilizado, também, por pessoas ligadas à arte taoísta.

Esse livro traz para nós um dos conceitos fundamentais do taoísmo, que é o conceito de circunstancia. Representa a pessoa certa, em lugar e tempo próprios.

Os acontecimentos de boa fortuna ou infortúnio, de humilhação ou arrependimento, cada fase da vida, sempre acontece de acordo com a pessoa (quem), a situação (lugar) e o momento (tempo). No conceito do céu/homem/terra, o tempo está no céu, o homem entre o céu e a terra e a localização na terra.

Então, um acontecimento considerado de boa fortuna num determinado lugar ou numa determinada época, poderia, em outro lugar ou em outra época, ser considerado como de infortúnio; uma situação considerada favorável à uma pessoa, poderia ser considerada desfavorável se acontecesse com outra pessoa.

Portanto, todas as coisas acontecem nas três linhas de movimento: movimento do céu, que revela o tempo de cada coisa, movimento da terra, que revela a situação, a localização de cada acontecimento e o movimento do homem, que fica entre o céu e a terra, vivendo cada circunstancia em cada lugar, dinamicamente, vivenciando a boa fortuna ou o infortúnio da sua vida.

Você pode estar n momento do arrependimento ou da humilhação; pode estar na plena ascensão da vida ou em plena queda da vida; pode estar no auge da vida, caminhando inevitavelmente para o infortúnio, ou já ter chegado ao fundo do poço, caminhando, inevitavelmente para a nova ascensão da vida. Em quaisquer dessas circunstancias você estará dentro da grande roda da vida onde o tempo, a pessoa e o local marcando essas quatro fases.

O conceito de circunstancia, do qual Yin Fu Ching nos fala especialmente, vem as ser exatamente o momento. Esse conceito diz que existe um momento para cada coisa: para a ascensão e para a queda, para a expansão e para o recolhimento. Então, o homem deveria contemplar o movimento do tempo para descobrir qual é o seu momento. Ele deveria conhecer a sua natureza para saber se adaptar ao momento e conhecer a natureza externa para saber onde está vivendo, em que terra está pisando.

Com relação à arte da estratégia, o livro também diz que um general, um comandante e mesmo um homem, como general do seu destino, também precisam conhecer as circunstancias em que estão sendo colocados. Dessa forma, ele precisa saber que é a pessoa que está no seu território e saber se está no momento de avançar, de esperar ou de recuar; se está no momento de agir ou de não agir; se está dentro da circunstancia da ação ou da rendição e se o momento é de ataque ou resguardo. Esse livro, então, fala da circunstancia como uma questão fundamental n trabalho da estratégia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *