Hamilton Fonseca Filho

By Rafael • • 11 dez 2012

Hamilton Fonseca Filho é o atual presidente e mestre regente da Sociedade Taoista do Brasil. Foi ordenado sacerdote taoista no Brasil pelo mestre Wu Zyh Cherng.

Com o mestre Wu Zyh Cherng, Hamilton Fonseca Filho aprendeu não apenas os elementos da religião e liturgia taoistas como também, a prática da alquimia da Escola Oeste de Alquimia Taoista (丹鼎), além das artes taoistas e sistemas oraculares.

Após o falecimento do mestre Cherng, Hamilton e mais dois sacerdotes taoistas viajaram para Taiwan com o objetivo de se apresentar como responsável pela Sociedade Taoista do Brasil e renovar o vínculo com a Ordem Ortodoxa Unitária, perdido devido ao falecimento do mestre Cherng.

Após o treinamento com seu novo mestre de ritual, mestre Lu, Hamilton recebeu junto dos outros dois sacerdotes, o título de Alto Ofício Mestre da Lei, alcançando o mesmo nível hierárquico de seu antigo mestre, para que pudesse dar continuidade ao trabalho deixado pelo mestre Cherng.

Mestre Lu recebeu em sua casa e treinou o sacerdote Hamilton Fonseca Filho, junto dos sacerdotes Wagner Canalonga e Luciano Villanova, durante o período em que estiveram em Taiwan. Mestre Lu é atualmente um dos mais importantes membros do clero taoista em Taiwan, sendo responsável pela verificação da competência da grande maioria daqueles que se candidatam ao ofício de sacerdote. Sua erudição acerca da liturgia, da lei, da filosofia e da teologia taoistas são de um valor inestimável. Segundo o mestre Lu, a prática litúrgica deve ser conduzida com vigor e confiança, revelando o verdadeiro espírito da Ordem Ortodoxa Unitária.

Mesmo após o falecimento do mestre Cherng, a Sociedade Taoista do Brasil permaneceu com todas as atividades criadas pelo seu fundador, sendo acrescentado apenas novos rituais e técnicas recebidas e aplicadas pelo novo mestre regente, Hamilton Fonseca Filho, mantendo o taoísmo tradicional e religioso de acordo com o trabalho iniciado pelo seu fundador.

Além dos novos rituais recebidos pelo mestre Lu, o novo mestre regente introduziu na Sociedade Taoista do Brasil, os conhecimentos e práticas de Alquimia, recebidos pelo seu atual mestre de alquimia taoista, o senhor Ge Lian, também mestre da Escola Oeste.

One Response

  1. Til

    Agradeço ao Mestre Hamilton pelo importante trabalho de continuidade do taoísmo no Brasil e os ensinamentos que recebo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *