Voltar para Material

Altar

Altar Taoista ()

O caminho taoista através da devoção aos mestres e santos do taoísmo requer uma manifestação mais física, através da manutenção de um altar.

O altar é um local onde voltamos nosso espírito para os patriarcas, mestres, santos e divindades. É também onde fazemos nossa prática pessoal (meditação, oração, cantos e mantras) e concentramos a energia espiritual para que possa emanar por toda a residência.

Quando a família é composta por taoistas  incentivamos que façam suas práticas juntos em frente ao altar. Caso não seja possível, devido a rotina de horários, que façam juntos pelo menos uma vez na semana, para que a energia de cada membro da família possa se conectar a dos outros e possam manter a união familiar no caminho espiritual.

Quando apenas um membro da família é taoista  é necessário comunicar à família que o momento da prática é um momento de silêncio pessoal, onde poderá retornar à rotina familiar após sua prática.

Como montar um Altar Taoista

Um altar Taoista pode ser feito de forma simples ou de forma composta. A forma simples é feita com quadros e incensário, enquanto que a forma composta é feita com imagens ou fotos dos mestres do Taoísmo, um incensário, luzes ou 2 velas (de 7 dias), uma de cada lado da imagem ou foto principal, oferendas de frutas, flores e chás.

Forma simples do seu altar

– Preparar uma prateleira de madeira. Sugerimos a medida de 1 metro de largura e 40 cm de profundidade.
– Prender numa parede na altura de 1.08 cm.
– Imprimir dos arquivos do nosso Facebook,  as fotos da Tríplice Transparência (三清三境三寶天尊), emoldurar e prender na parede, aproximadamente 40 cm acima da prateleira, no centro. Nosso endereço no Facebook é: http://www.facebook.com/SociedadeTaoistaDoBrasil/photos_albums
– Colocar, no centro da prateleira  um incensário redondo de cerâmica, barro ou argila (pode ser um cachepô). No início, coloque um pouco de areia ou terra no fundo do incensário para que os incensos fiquem de pé. Mantenha a cinza do incenso queimado acumulando dentro do incensário, prendendo os incensos nessa cinza.

Dessa forma, qualquer pessoa poderá cultuar a Tríplice Transparência, divindades mais importantes do taoismo. Acenda o seu incenso de sândalo e faça a sua prática pessoal.

Para adquirir as práticas taoistas  clique em “Como meditar” ou “Cantos e Mantras”.

Forma composta do seu altar

– Além do quadro da Tríplice Transparência, você e sua família pode colocar quadros de divindades taoistas  na prateleira, em pé ou encostado na parede do fundo do Altar. Vocês podem imprimir pelo nosso site e emoldurar de acordo com o seu gosto. Aconselhamos colocar a foto da divindade principal do seu altar no centro da prateleira, atrás do incensário. Chamamos de Divindade Regente, o santo taoísta no qual você e sua famílía são devotos. Para conhecer as divindades, clique em História.

– Colocar uma vela vermelha de 7 dias permanentemente acesa em cada lado do incensário. Caso não possa colocar vela, coloque uma luz vermelha em cada lado do quadro. Essa lâmpada é pequena ( tipo de árvore de natal).
– Colocar um pequeno prato em cada lado do altar com poucas frutas. Se possível não deixar frutas velhas no altar. As frutas podem ser trocadas por biscoitos ou doces.
– Colocar dois vasos com flores. Um vaso de cada lado. Não coloque flores falsas ou flores de cor branca (cor de luto, usado para altar de ancestrais). Pode ser qualquer arranjo floral comprado ou preparado em casa.
– Colocar na frente do incensário 3 copinhos de chá. Um do lado do outro.
– Pode colocar quadros de outros mestres Taoistas ao lado do quadro da Divindade Regente.

Atenção: É muito importante colocar um quadro da Tríplice Transparência preso na parede do fundo do altar. Esse quadro fica aproximadamente 40 cm acima do quadro da Divindade Regente.O quadro da Tríplice Transparência é sempre colocado nessa ordem: Olhando para o altar, a Transparência de Jade (yù qīng 玉清) fica no meio e representa o Tao; a Transparência Superior (shàng qīng 上清) fica na direita e representa a Sagrada Leitura; a Transparência Sublime (tài qīng 太清) fica na esquerda e representa os mestres do Tao. Todos sempre acima do altar (40cm acima da foto do regente).

      

 Transparência Sublime    Transparência de Jade    Transparência Superior

Para baixar qualquer foto em nosso Facebook, entre no endereço abaixo:

http://www.facebook.com/SociedadeTaoistaDoBrasil/photos_albums

Regras para um Altar Taoista

– Não colocar coisas acima nem abaixo do altar.
– Evitar som ou televisão na frente do altar.
– Manter a higiene do local.
– Não deixar roupas espalhadas na frente nem dos lados do altar.
– Trocar o chá todos os dias. É opcional deixar a erva seca do chá dentro dos copinhos, trocando 1 vez por semana.
– Nunca deixar as velas ou luzes do altar apagadas.
– Sempre velas ou luzes de cor vermelha.
– Oferecer sempre 3 incensos por vez.
– Os incensos sempre devem ser de sândalo.
– Não retire o incensário do lugar. Nem para limpar. Limpe com um pincel.
– Nunca deixe outros limparem seu altar. Só você pode fazer.
– Não montar o altar na quina de um cômodo (encontro de duas paredes).

Dicas para o Altar

Se você viajar pode deixar o altar aos cuidados de algum amigo Taoista ou peça para que ninguém mexa no altar. Deixe luzes vermelhas acesas, chás em forma de erva seca e pacotes fechados de biscoito para não estragar.

Sempre antes da sua prática espiritual (mantras, cantos, meditação ou oração) acenda 1 ou 3 incensos. No caso de 3 incensos. o primeiro é para o Tao, o segundo é para as Sagradas Escrituras e o terceiro é para todos os mestres do Tao. Os incensos podem ser acendidos e oferecidos de uma só vez.

Escolha a Divindade Regente que você sentir mais afinidade com o caminho que ela seguiu e se realizou (ver na história das divindades).

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.