Voltar para Sobre

Fundador

Fundador da Sociedade Taoista do Brasil

cheng 6

Wu Zhi Cheng (武志成)
Fundador da Sociedade Taoista do Brasil

 

O senhor Wu Zhi Cheng nasceu em Taiwan no ano de 1958. Em 1973 ele se mudou para o Brasil junto de seu pai, o doutor Wu Chao Xiang (武朝相), residindo na cidade do Rio de Janeiro. Em 1987 foi ordenado sacerdote taoista em seu país de origem. Em 1991, junto do grupo que o acompanhava, fundou na cidade do Rio de Janeiro, a Sociedade Taoista do Brasil, até então a única instituição da América Latina vinculada ao taoísmo tradicional.

No templo da Sociedade Taoista do Brasil, no Rio de Janeiro, mestre Wu Zhi Cheng implantou um sistema onde  reunia, em um mesmo local, a prática e o ensino não só da religião taoista como, também, de meditação e artes taoistas. Mestre Cheng formou três turmas de sacerdotes taoistas, em 1991, 1998 e 2003. Ensinou técnicas taoistas de meditação, alquimia e ritos espirituais, compostos de cânticos e mantras.

No Templo da Transparência Sublime, ministrava palestras semanais gratuitas, abertas a todos que buscavam os conhecimentos tradicionais do taoísmo. Falando português fluente, conseguia se comunicar de uma maneira sutil e elegante e, com isso, se fazia compreender por todos que o ouviam, independentemente do nível de questões que se apresentassem.

Em março de 2002, mestre Wu Zhi Cheng inaugurou um segundo templo no Brasil, localizado na cidade de São Paulo, disponibilizando na capital paulista um espaço adequado para a prática e estudo do Taoísmo, sua filosofia e artes e sabedoria.

Mestre Cheng faleceu em 2004, deixando para o Brasil todo o conhecimento da Ordem Ortodoxa Unitária (正一派) e das técnicas de meditação da Escola Oeste de Alquimia Taoista (丹鼎派). Durante 18 anos, Mestre Wu Zhi Cheng divulgou os princípios filosóficos e religiosos do taoísmo, viajando regularmente para Taiwan, em busca de autênticos conhecimentos taoistas  traduzindo esses ensinamentos diretamente do chinês para o português e os repassando, como doação, para todos que estivessem interessados no que ele se dispunha a ensinar.

Mesmo após o falecimento do mestre Cheng, a Sociedade Taoista do Brasil permanece com todas as atividades criadas pelo seu fundador, mantendo o taoísmo tradicional e religioso de acordo com o trabalho iniciado pelo seu fundador.

cheng 5

Mestre Cheng na varanda do templo

 

cheng 2

Mestre Cheng em uma cerimônia em nosso templo

 

cheng 3

Mestre Cheng fazendo um Juê (postura ritualística)

 

Cherng

Mestre Cheng no Zhi Nan Gong (Templo de treinamento e formação dos sacerdotes)
em Taiwan

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.