Voltar para Sobre

Linhagem

Linhagem de Mestres da Sociedade Taoista do Brasil

 

Mestre Regente e Fundador,  Wu Zhi Cheng (武志成)

Em 15 de janeiro de 1991 o Mestre Wu Zhi Cheng (1958-2004) fundou, na cidade do Rio de Janeiro, a Sociedade Taoista do Brasil (巴西道教會). Mestre Cheng trouxe para o Brasil o puro conhecimento da tradição, adquirido junto aos mais representativos mestres vivos. Os ensinamentos vinham de duas linhagens, a Ordem Ortodoxa Unitária (正一派) e a Escola do Oeste de Alquimia (丹鼎派).

Sétimo patriarca da Escola Oeste, Ma He Yang (馬合陽)

Mestre Ma foi o mestre de alquimia taoista do mestre Cheng. No ano de 1991 recebeu um grupo de taoistas brasileiros, que acompanhavam o mestre Cheng, para receberem a primeira iniciação em alquimia taoista. Após retornar ao Brasil, este grupo auxiliou o mestre cheng a fundar a Sociedade Taoista do Brasil como conhecemos nos dias de hoje.

Mestre Ma permitiu que a prática taoista de alquimia pudesse chegar ao Brasil através do mestre Cherng, fundador da Sociedade Taoista do Brasil.

 

Mestre Alto Ofício da Ordem Ortodoxa Unitária, Mestre Zhao

Mestre Zhao foi responsável por todo o treinamento ritualístico do mestre Cheng. Durante o final da década de 80 e início da década de 90, mestre Cheng viajava para Taiwan com o objetivo de encontrar seus mestres e aperfeiçoar o seu conhecimento. O conhecimento passado pelo mestre Zhao foi fundamental para que a parte religiosa chegasse ao Brasil.

 

Presidente da Associação Taoista da China, Zhang Cheng (張橙)

O senhor Zhang Cheng é o presidente da Associação Taoista da China (中華民國道教會). Dotado de grande erudição, é autor de inúmeros textos sobre taoísmo, que primam pela qualidade literária, pela capacidade do autor de relacionar e de distinguir conceitos tanto do taoísmo quanto de outras religiões. Em seu livro, Nosso reconhecimento apropriado do taoísmo (我們對道教應有的認識), o senhor Zhang estabelece quais são os clássicos mais importantes presentes no cânone taoista (道藏), cuja leitura é essencial para qualquer sacerdote, leigo ou estudioso do taoísmo.

É baseando-se em sua classificação que a Sociedade Taoista do Brasil realiza o trabalho de tradução dos textos diretamente dos originais chineses, apoiando-se em pesquisas históricas.

 

Atual presidente e Mestre Regente, Hamilton Fonseca Filho (方和)

O sacerdote Hamilton Fonseca Filho é o atual presidente e mestre regente da Sociedade Taoista do Brasil. Foi ordenado sacerdote taoista no Brasil pelo mestre Cherng, com o qual aprendeu não apenas os elementos da religião e liturgia taoistas como também, a prática da alquimia da Escola Oeste de Alquimia Taoista (丹鼎), além das artes taoistas e sistemas oraculares.

Mestre Cheng e o sacerdote Hamilton iniciaram, juntos, os estudos de projetos da nova organização da Sociedade Taoista do Brasil. Após a resolução, indicou verbalmente o nome do seu sucessor, Hamilton Fonseca Filho, que recebeu seu título após a aprovação do Conselho da Tradição, no ano de 2004.

Após o falecimento do mestre Cherng, Hamilton viajou para Taiwan acompanhado de mais dois sacerdotes taoistas, com o objetivo de se apresentar como responsável pela Sociedade Taoista do Brasil e renovar o vínculo com a Ordem Ortodoxa Unitária, perdido devido ao falecimento do mestre Cherng.

Após o treinamento com seu novo mestre de ritual, mestre Lu, Hamilton recebeu junto dos outros dois sacerdotes, o título de Alto Ofício Mestre da Lei, alcançando o mesmo nível hierárquico de seu antigo mestre, para que pudesse dar continuidade ao trabalho deixado pelo mestre Cherng.

 

Mestre de Alto Ofício e professor de liturgia taoista, Mestre Lu  Chen Rong (呂宸榮)

Mestre Lu é atualmente um dos mais importantes membros do clero taoista em Taiwan, sendo responsável pela verificação da competência da grande maioria daqueles que se candidatam ao ofício de sacerdote. Sua erudição acerca da liturgia, da lei, da filosofia e da teologia taoistas são de um valor inestimável. Segundo o mestre Lu, a prática litúrgica deve ser conduzida com vigor e confiança, revelando o verdadeiro espírito da Ordem Ortodoxa Unitária.

Atualmente, mestre Lu é o mestre responsável pela liturgia da Sociedade Taoista do Brasil.

 

Mestre da Escola Oeste de Alquimia Taoista, Ge Lian (葛蓮)

Mestre Ge vive na China, na cidade de  Sichuan (四川), onde se dedica à pratica de alquimia, orientando seus discípulos e pessoas próximas da região, através da filosofia e da tomada de consciência. Tem como voto estimular as pessoas a praticarem a meditação e encontrarem o sagrado. É o mestre particular de alquimia do  Mestre Regente, Hamilton Fonseca Filho.

Atualmente, mestre Ge é o responsável pelos ensinamentos e orientação de alquimia da sociedade Taoista do Brasil, fornecendo textos, técnicas e orientação para os sacerdotes e iniciados na Escola Oeste.

 

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.