Voltar para Sobre

Sociedade Taoista

Sociedade Taoista do Brasil

A Sociedade Taoista do Brasil (巴西道教會) é uma organização religiosa, espiritual e educacional, sem fins lucrativos, voltada para a espiritualidade individual e para práticas de liturgias da religião taoista tradicional.

Os eventos e vivencias seguem a filosofia do taoismo através de programas para o desenvolvimento da espiritualidade, incluindo técnicas de respiração, meditação e exercícios taoistas para a saúde, treinamento e estudo na filosofia e teologia.

Todos os eventos da Sociedade Taoista do Brasil têm por objetivos contribuir para espiritualidade das pessoas.

A Escola Oeste de Alquimia Taoista, o Instituto de Taoismo e a Ordem Ortodoxa Unitária (正一派), são termos que dizem respeito à nossa linhagem originária.

Em nosso templo seguimos os ensinamentos de alquimia originados da Escola Oeste, os rituais e a magia taoista da Ordem Ortodoxa, e a filosofia vinda do Instituto de Taoismo, localizado no Templo Zhi Nan, em Taiwan.

Nosso templo oferece serviços de rituais, aulas de meditação, grupos de meditação,  palestras sobre a filosofia taoista, vivências e cursos acerca de tópicos importantes da cultura e história do taoismo, bem como aulas de artes taoistas.

A Sociedade Taoista do Brasil tem por objetivos:

  1. Preservar a cultura taoista tradicional;

  2. Transmitir a cultura taoista, levando em conta a especificidade de nossa própria cultura;

  3. Oferecer ao seu público frequentador os diversos benefícios advindos da vivência da cultura taoista;

  4. Ser um centro de referência no que tange ao taoismo religioso tradicional;

  5. Estabelecer uma comunidade taoista no Brasil.

Em 15 de janeiro de 1991 na cidade do Rio de Janeiro, Mestre Wu Zhi Cheng (1958-2004), junto do grupo brasileiro que o acompanhava no cultivo do Tao, fundou a Sociedade Taoista do Brasil, até então a única instituição da América Latina vinculada ao taoísmo tradicional.

No templo da Sociedade Taoista do Brasil, Mestre Cheng implantou um sistema que reuniu, em um mesmo local, a prática e o ensino não só da religião taoista como, também, de meditação e artes taoistas.

Wu Zhi Cheng formou três turmas de sacerdotes taoístas, em 1991, 1998 e 2003.

Até hoje, a Sociedade Taoista compõe os ensinamentos de duas linhagens tradicionais, a Ordem Ortodoxa Unitária (正一派) e a Escola do Oeste de Alquimia (丹鼎派). O sacerdócio tem origem na formação do templo Zhi Nan.

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.