Voltar para Material

Mestres Taoistas

História dos Mestres Taoistas

 

A Sociedade Taoista do Brasil oferece um resumo sobre os mestres taoistas que se destacaram dentro da história do Taoismo.

lao_zi1_mTai Shang Lao Jun – Também conhecido como Lao Zi, ficou conhecido como um dos grandes mestres do Taoismo. Seu texto mais conhecido foi o Tao Te Ching, o Tratado do Caminho e da Virtude. Lao Zi sintetizou todo o conhecimento do Tao em 81 capítulos. Até hoje o Tao Te Ching é considerado o texto mais importante dentro do Taoismo. Todos os Taoistas seguem os ensinamentos de Lao Zi e é cultuado por todos os Taoistas, principalmente pelos que praticam a filosofia e o Caminho da Imortalidade.

lu_tzu_mLu Dong Bin – Também conhecido como Lu Zu, mestre Lu quando jovem foi um grande erudito. Muitas vezes ia para cidades distantes para prestar provas de concurso do estado. Numa dessas viagens conheceu um mestre Taoista (Zhong Li Quan) que mostrou-lhe o quanto sua vida era impermanente. Retornando do concurso, Lu Zu se despediu da família, eliminou seus laços sociais e se retirou na montanha em busca de ensinamentos. Após muitos anos de prática, Lu Zu conseguiu realizar sua alquimia se tornando um Imortal Taoista. Seus discípulos fundaram quatro escolas de alquimia, todas dedicadas ao mestre. Lu Zu fez um voto de que enquanto houver um ser capaz de se realizar espiritualmente ele estaria próximo para ajudar.

 

dou_mu_mDou Mu – Conhecida como Mãe das Constelações, Dou Mu é uma Divindade Taoista ligada à proteção do tempo de vida dos seres. Por controlar o movimento das Estrelas, Dou mu se torna regente do tempo e das influências do destino. Os rituais realizados para ela normalmente são para pedir proteção no destino, saúde e longevidade. Os devotos da Dou Mu geralmente trabalham com cura, proteção e análise do destino.

 

 

guan_di3_mGuan Di -Guang Di é uma das divindades mais cultuadas na China, Taiwan, Singapura e Malásia. Sendo muito popular, ele é reverenciado pelo taoísmo e budismo como um símbolo de lealdade e honestidade; venerado como o padroeiro do comércio, patrono da literatura e protetor de catástrofes da guerra. Seu nome original era Guan Yu e nasceu na cidade de He Dong, Shanxi. Viveu na época dos Três Reinos (184-263). Dentro da tradição taoista, Guan Di representa uma força espiritual que abre o caminho nas dificuldades. É representado no altar pela imagem de um general sentado (símbolo da inteligência), com barba grande (símbolo da experiência) e a pele de cor vermelha (símbolo da lealdade, prosperidade e honestidade). Muitos templos taoistas são dedicados para Guan Di, sendo cultuado por pessoas que desejam abrir seu caminho, expulsar a perversão e facilitar a vida.

xuan_di2_mXuan Di – Mesmo sendo treinado para ser um grande guerreiro, dominando várias artes marciais e técnicas militares, Xuan Di sentia sentia que seu caminho era a transformação pessoal. Um dia foi para a floresta e não retornou. Seu pai mandou inúmeros soldados em busca de seu filho. Quando foi encontrado, seu nível espiritual era tão alto que ao invés do exército leva-lo de volta, resolveram ficar e se tornarem discípulos dele. Na montanha onde Xuan Di se realizou foi construído um mosteiro em sua homenagem. Xuan Di é cultuado pelos alquimistas e pelos praticantes de artes marciais, artes da estratégia e do oráculo.

wang_tien_jun_mWang Tian Jun – Também conhecido como Marechal Wang, era um espírito de floresta. Construíram  um pequeno templo e ofereciam sacrifícios de animais. Um dia, um Taoista peregrino passou na cidade e viu o templo, percebendo que, devido as oferendas de animais, a energia do templo estava muito densa. Ateou fogo no templo e através da magia Taoista queimou a Divindade que recebia as oferendas. Wang ficou todo queimado e resolveu procurar divindades mais fortes para saber o que fazer. As Divindades falaram para que ele seguisse o taoista por 20 anos. Se o Taoista tivesse alguma falha de virtude ele teria o altar novamente. Marechal Wang seguiu o taoista por 20 anos, assistindo todas as suas ações, suas palavras, suas palestras e suas virtudes. No final de 20 anos Marechal Wang apareceu para esse Taoista e contou toda a sua história. Disse também que não encontrou nenhuma falha e, após tantas palestras, percebeu que havia mudado seu nível de consciência e pediu para que fosse iniciado no Taoismo, fazendo o voto de que seria uma divindade guardiã do templo, expulsando a perversão e protegendo os animais. Atualmente Marechal Wang é cultuado para proteção da residência, do templo ou de uma casa de comércio. Também é invocado para evitar influências de desastres que passam pelo destino das pessoas.

fu_xi_mFu Xi – Fu Xi viveu aproximadamente 7.000 anos atras e era o chefe mais importante da tribo da época. Após um degelo, foi encontrado um aparelho esférico com vários desenhos nele. Através da observação da natureza, do estudo do corpo humano e dos estudos das estrelas, Fu Xi percebeu que o aparelho era a reprodução das constelações e que poderia aumentar muito o seu conhecimento. Fu Xi deu ao aparelho o nome de Mapa do Rio. Através do estudo do Mapa do Rio, Fu Xi percebeu que existia uma lógica do tempo que se manifestava com as fases da Lua, com as 4 estações e com a alternância do dia e da noite. Viu também que as energias do Céu, da Terra e do Homem poderiam ser classificadas em 8 códigos que representavam a força da natureza. Desenvolveu então os oito trigramas, que quando combinados formam os 64 hexagramas. Fu Xi deu origem ao I Ching e formou a base do pensamento Taoista. Fu Xi é cultuado por todos aqueles que estudam o destino.

yu_huang_mYü Huang Shang Di – Conhecido como Imperador de Jade, Yü Huang é a divindade suprema do universo manifestado. Governa o universo com pureza e sem julgamentos. Não favorece nem prejudica nenhum ser, mantendo apenas a própria naturalidade como única regra. Aquele que segue a lei da naturalidade estará em retidão com o Céu e a Terra e permanecerá na boa fortuna. Aquele que não segue a lei da naturalidade poderá entrar no caminho do infortúnio e gerar para si o arrependimento e a humilhação. Essa imagem é uma representação do Imperador de Jade, revelando a Consciência de Jade que está em todas as almas, sendo necessária as práticas da transformação da consciência (filosofia) e purificação do coração (meditação) para despertar essa consciência e atingir a iluminação.

yu_qin_mYü Qin – Divindade que representa o próprio absoluto, o vazio que permite que tudo possa existir dentro dele. Representa o caminho que leva a origem de todas as coisas.


shang_qin_mShang Qin – Divindade que representa o tesouro do espírito ou a luz da consciência. Representa todas as escrituras sagradas, que modifica a consciência através do conhecimento.

tai_qin_mTai Qin – Divindade que representa todos os mestres do caminho e da virtude.

 

A Tríplice Transparência é cultuada por todos os Taoistas, independentemente da escola que sigam.

Veja mais imagens em nosso facebook:

Facebook:  www.facebook.com/SociedadeTaoistaDoBrasil

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.