↑ Retornar para Cursos

Tai Ji Quan (Tai Chi Chuan)

Estilo Yang – Escola Wu Chao Hsiang

O Tai Chi Chuan foi criado originalmente como um método de auto defesa por sacerdotes taoístas por volta do século XII. É um conjunto de movimentos lentos, encadeados, circulares e espiralados, associados a uma respiração profunda, suave e ritmada, que trabalha de forma integrada à manutenção da harmonia física, mental e emocional do homem – um trabalho realizado a nível energético e fundamentado nos conceitos e técnicas da alquimia interior taoísta.

Objetivos

Seu objetivo é buscar a união da força com a suavidade, do corpo com o espírito e promover a interação do homem com a natureza. Seus princípios são: encontrar o eixo, buscar a união dos opostos, esvaziar a mente sem pensar em nada, usar energia em lugar da pura força física, fazer do movimento um meio de transmutação.

Tai Chi é o estado que supera as polaridades yin e yang, que contém dentro de si as duas polaridades. E Chuan é agilidade, rapidez, flexibilidade, punho. Assim, o estado Tai Chi refere-se a uma unidade, que contém dentro de si as duas polaridades em perfeito equilíbrio. É a unidade que traz em si a dualidade.

O Tai Chi Chuan é uma das artes tradicionais taoístas mais reverenciadas pela cultura e Medicina Chinesa. Basicamente divide-se em duas vertentes: marcial e terapêutica. Como proposta terapêutica, é a mais difundida terapia corporal da China, propi00ciando a seus praticantes saúde e longevidade.

Através dos movimentos de expansão e recolhimento, o Tai Chi Chuan restaura a harmonia e o equilíbrio nos níveis físico, mental e emocional, proporcionando bem-estar para o corpo e para a mente. Praticado por pessoas de todas as idades, homens e mulheres, o Tai Chi Chuan desperta e nutre a vitalidade e promove um estado de maior serenidade e adaptabilidade às diversas circunstâncias da vida.

Benefícios

Dentre seus inúmeros benefícios, destacamos:

  • Atua sobre todos os sistemas orgânicos do corpo
  • Regula as funções cardiovascular, respiratória, digestiva e hormonal
  • Minimiza patologias articulares
  • Desenvolve a consciência corporal e a coordenação motora
  • Melhora a orientação espacial e o equilíbrio
  • Aumenta a flexibilidade e a força muscular
  • Reduz a ansiedade e o estresse físico e emocional
  • Libera as tensões
  • Facilita a manutenção de um estado mental tranqüilo, gerando equilíbrio emocional
  • Auxilia na prevenção e tratamento da osteoporose
  • Evita o surgimento de dores e lesões tendinomusculares

O Tai Chi Chuan pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. É considerado uma aeróbica de baixo impacto, sem riscos de lesões de nenhuma espécie e sem contra indicações.

Professora: Eliete Ramos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>