«

»

jun 16

Cavalgar o Vento – Apresentação do Taoismo Online

 “Uma garça canta na obscuridade e seu filho lhe corresponde.

Tenho uma taça de bom vinho, posso compartilhá-la contigo.”

I Ching – O Livro das Mutações

Hexagrama 51 – Sinceridade do Centro

QUE SAUDADES…

Já fazia um ano e meio que ele estava distante, em seu retiro, na China. Depois deste longo período de ausência, finalmente eu poderia ouvir, de novo, seus ensinamentos mágicos e encantadores, que tanto me inspiravam e transformavam. Nosso Mestre, Wu Jyh Cherng, estava de volta! Havia retornado do retiro e daria a sua primeira aula sobre o Tao Te Ching no nosso Templo, em São Paulo. Eu estava sedento…

Ainda sinto o frescor que suas palavras despertaram na minha mente, no meu coração, naquele dia! Fazia mais de um ano que eu já conduzia as palestras sobre o Tao Te Ching, logo após a meditação, nas atividades de segunda à noite. Dedicava todo o meu esforço para fazer o melhor possível, dentro das minhas condições. Mas nada se comparava à experiência de ouvir meu Mestre de novo, mostrando como fluir nos ensinamentos de Lao Zi! Naturalmente e sem qualquer esforço! Revelando chaves dos mistérios, abrindo portais de compreensão, guiando nossas mentes aprendizes pelos vastos campos e jardins de sabedoria dos Mestres Iluminados… Naquele momento, eu estava realizado!

Ao fim da palestra, de tão preenchido e encantado que estava, nem sabia como agradecê-lo. A única coisa que consegui dizer a ele, num instante a sós, foi: “Que saudades, Cherng!…”

E hoje, com os olhos novamente inundados de saudades, profundamente grato ao meu Mestre Iluminado, rememoro a importância dos seus ensinamentos para a minha vida.

 

PORTAS ABERTAS

Foram os ensinamentos do Tao Te Ching – O Livro do Caminho e da Virtude – junto com o I Ching – O Tratado das Mutações – que moldaram a forma como passei a ver e ler o mundo, os fenômenos, os seres, as pessoas, as relações e, fundamentalmente, a mim mesmo, ao tomar o Taoismo como meu Caminho. Fui muito beneficiado por esta transformação, ao longo dos anos! Vi e ajudei muitas pessoas a se beneficiarem destes mesmos ensinamentos, nestas duas décadas de atuação como professor, terapeuta, acupunturista, consultor de I Ching e sacerdote. Tomei este como o meu Caminho ao assumir, há mais de 16 anos, a função de Regente da Sociedade Taoista em SP, a convite do próprio Mestre Cherng.

Muito honrado com o convite, mas reconhecendo minhas limitações para assumir as responsabilidades da posição, adotei uma política de trabalho bastante humilde e honesta, compatível com o “tamanho das minhas próprias pernas”.  Resumia-se na frase “Portas Abertas”.

Por esta visão, o importante era manter o Templo vivo e aberto, para que os interessados nos ensinamentos taoistas pudessem se aproximar para buscar a nutrição que lhes conviesse, de acordo com o seu próprio momento de vida. Nossa função, minha e dos vários professores e colaboradores do Templo, era disponibilizar os caminhos para que isso acontecesse de forma natural e harmônica. Para isso, oferecemos cursos e atendimentos, organizamos eventos e encontros, desenvolvemos práticas e estudos. Trabalhamos muito! E acredito que, até o momento, conseguimos cumprir dignamente aquilo a que nos propusemos! Sou muito grato a todos os que participaram e contribuíram, de alguma forma, em algum momento, desta dedicada construção!

No entanto, também recebemos, ao longo deste tempo, inúmeros pedidos e solicitações de pessoas que não tinham condições de participar das nossas atividades presencialmente. Fosse pela distância, pelo tempo, pela viabilidade prática de conciliar outros compromissos e demandas, muitos interessados não conseguiam estar presentes em nossas atividades, deixando de usufruir dos seus benefícios. Chegamos a ministrar atividades presenciais em outras cidades e estados, mas as restrições físicas continuavam sendo maiores que a nossa capacidade de atender às demandas existentes. Assim, aceitamos a nossa condição e seguimos fazendo o melhor possível, dentro do nosso possível, como nos ensinava Mestre Cherng. Entretanto…

PARA O VENTO NÃO HÁ FRONTEIRAS

… Tudo muda! E o mundo mudou, à nossa volta! Este ensinamento fundamental, tão repetido nas nossas várias aulas e atividades, nem sequer bateu nas nossas portas, afinal elas já estavam abertas!! Já chegou entrando e mostrando a necessidade de nos adaptarmos às mudanças do mundo e nos atualizarmos! O avanço e a popularização dos recursos tecnológicos, no campo da comunicação em rede, abriu um mundo novo de perspectivas para a difusão do conhecimento.

Assim, reverenciando a naturalidade, lançamo-nos ao fluxo das mudanças e decidimos adentrar o universo do ensino à distância!

Como estudamos no I Ching, a comunicação à distância é um atributo do Vento. E o Vento, além de um excelente difusor, também tem a característica da penetração suave, discreta e persistente. Para o Vento não há fronteiras!

Assim, pegando carona nas suaves correntes do Vento, iniciamos há um ano os nossos primeiros movimentos para difundir os ensinamentos taoistas, que tanto nos beneficiaram e beneficiam, através de alguns dos versáteis veículos de comunicação em rede.

Gravamos e postamos várias palestras da Semana do Tao 2016 no YouTube, onde criamos o Canal Sociedade Taoista SP. Ainda em 2016, oferecemos o curso de Introdução à Filosofia Taoista com transmissão ao vivo das aulas presenciais, disponibilizando aos alunos o acesso às aulas gravadas. Um formato que ainda mantinha um pé em cada mundo – presencial e digital. No mesmo modelo, disponibilizamos o curso de Fundamentos de I Ching, no início deste ano, quando também passamos a oferecer o curso Hexagramas do I Ching, com estas mesmas facilidades. Já há alguns meses, as palestras sobre o Tao Te Ching também têm sido transmitidas ao vivo, pelo YouTube, às segundas-feiras, a partir das 20h45.

Os resultados destes primeiros movimentos foram muito positivos! Pelos caminhos da tecnologia, conseguimos superar boa parte das restrições físicas que nos dificultavam alcançar os interessados sinceros em se transformar através dos ensinamentos taoistas. Temos aprendido muito, neste processo! Mas também percebemos que não basta aprender sobre como lidar com este novo mundo: é preciso verdadeiramente mudar, para se adaptar! Por isso, agora, vamos dar o nosso próximo passo!

 

 

No dia 17 de julho de 2017, abrimos a nossa nova plataforma de ensino à distância, chamada Taoismo Online ( www.taoismo.online ). Ela será o nosso principal veículo para a disponibilização dos ensinamentos taoistas no universo virtual. Será a nossa principal ferramenta tecnológica para conectar aqueles que buscam se transformar através dos ensinamentos taoistas, com os preciosos conteúdos recebidos do Mestre Cherng e de outros grandes mestres que, generosamente, continuam nos auxiliando e nutrindo no Caminho. Será uma nova referência que beneficiará não só os que estão distantes de nós fisicamente, mas também aqueles que já nos acompanham presencialmente.

Sabemos que este é um novo Caminho a ser desbravado, misterioso e desconhecido, para nós. Com a ingenuidade humilde do aprendiz e a determinação vigorosa do principiante, vamos encarar mais este desafio! Porém, uma certa dose de maturidade, adquirida durante alguns anos de Caminho, também vai colaborar para tornar virtuosa e saudável a nossa aventura!

CAVALGAR O VENTO

“Cavalgar o Vento” é uma expressão usada por Confúcio para qualificar a suavidade do Caminho de Lao Zi. Significa colocar-se de modo tão suave no Caminho, a ponto de se permitir ser conduzido pela leveza do próprio Vento, fluindo sutilmente, com o pulso da pura naturalidade.

Realmente, uma bela imagem poética! Imagem que tomaremos como referência para traduzir o espírito do trabalho a que nos propomos, no universo do ensino à distância. Que possamos ser suaves no movimento de difusão dos ensinamentos taoistas, estabelecendo conexões onde as trocas fluam de forma harmônica, agradável e organizada. Sem pressão, mas com leveza e frescor! Conduzindo e sendo conduzidos pelos movimentos da comunicação suave e harmônica do Vento.

Nosso Templo continuará com a política de “Portas Abertas”. Mas a nossa política no Taoismo Online será a de “Cavalgar o Vento”!

TAO TE CHING – AULAS GRAVADAS

Para começar com o pé direito – sempre alternando com o esquerdo, para uma caminhada equilibrada – disponibilizaremos na nova plataforma as primeiros capítulos do Tao Te Ching que gravamos, desde o final de 2016! Gradualmente também serão colocados no ar os demais capítulos, que continuam a ser gravados, durante as transmissões ao vivo. O capítulo 30 já estará disponível integralmente (as 3 partes!) para todos os que apenas se cadastrarem no Taoismo Online!

Outros capítulos também estarão disponíveis para serem assistidos, mediante contribuições estipuladas. Somos aprendizes neste Caminho, mas já vimos que ele funciona como nos caminhos materiais: precisamos de recursos para sustentar a estrutura, as atividades e os colaboradores que viabilizam o trabalho. Estas contribuições serão solicitadas apenas para quem quiser acessar o conteúdo gravado do Tao Te Ching. As transmissões ao vivo continuarão abertas e gratuitas, no YouTube. As transmissões ao vivo pelo Facebook também fazem parte dos nossos próximos passos.

Além do Tao Te Ching, vários outros vídeos de palestras e aulas já estão disponíveis para serem assistidos. Lá também serão disponibilizadas as palestras gravadas durante a próxima Semana do Tao, de 29 de julho a 4 de agosto próximos! Novos cursos também serão disponibilizados ao longo do semestre, em formatos já adequados para o ensino online.

Temos consciência que este movimento exigirá de nós o aprendizado das novas linguagens e abordagens deste novo modelo de ensino. Contamos com a ajuda de cada aluno e colaborador para evoluirmos neste caminho, através dos seus comentários e sugestões.

PARA ENTRAR

A chave para entrar no Taoismo Online é criada por você mesmo, no seu primeiro acesso.

Clique no botão ENTRAR. Você chegará na página de acesso e cadastro. (Vários outros cliques também vão levar ao mesmo lugar. O procedimento a partir daí será o mesmo.)

No seu primeiro acesso, selecione a opção CRIE UMA NOVA CONTA. Você terá acesso à página de cadastro. Preencha o breve cadastro e… Pronto! Você já criou a sua Chave de Acesso! Ela é composta pelo seu EMAIL e SENHA! Importante lembrar deles para entrar depois, ok?

Nas próximas vezes que quiser entrar na plataforma, basta ENTRAR com seu EMAIL e SENHA.

 

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS

Uma vez dentro da plataforma, você terá acesso aos vários vídeos de palestras e aulas disponibilizados até o momento. Você vai encontrar vídeos de acesso livre e outros de acesso restrito.

Para assistir aos vídeos de acesso livre, basta clicar neles e assistir! Simples assim!

Já os vídeos de acesso restrito (como os do Tao Te Ching) pedem que você adquira as chaves para assisti-los. Clique no material do seu interesse e siga o procedimento de aquisição da chave! Simples também!

IMPORTANTE: Adquirindo o acesso a um vídeo restrito, você pode assisti-lo quantas vezes quiser, pelo período de 2 meses! O controle dos vídeos disponíveis na sua conta é feito automaticamente, pelos “robozinhos invisíveis” da plataforma. Terminado o prazo, o acesso ao vídeo volta a ser restrito, na sua conta.

 

PRESENTE DE BOAS VINDAS!!

Muito felizes pelo seu ingresso no Taoismo Online, oferecemos a você um singelo presente! Um agradecimento pela sua gentileza de aceitar o nosso convite! Os vídeos do Capítulo 30 do Tao Te Ching (são 3 partes, de aproximadamente 40 minutos cada) estarão liberados integralmente para você por 2 meses! Esperamos que aprecie e usufrua!

  

OUTRAS FACILIDADES

Temos várias outras facilidades bem interessantes na plataforma! Mas estas você pode descobrir tranquilamente, navegando conforme a sua disponibilidade e interesse. Agora que você já tem a sua chave, pode entrar quando quiser! A casa é nossa!

Usufrua sem se apressar!

ÁGUA FRESCA

Lembrando de mim mesmo, sedento e ansioso para receber os ensinamentos do meu Mestre depois de um longo tempo, revivi, quase que sensorialmente, o estado de felicidade e plenitude que experimentei ao ouvi-lo outra vez! Lembrei de todas as outras vezes que os seus ensinamentos me nutriram e refrescaram, com sua pureza, frescor e transparência, acalentando meu coração e transformando a minha vida! Eternamente grato, honrando o que me proporcionou, dedico ao Mestre o meu esforço diligente para compartilhar, com quem se interessar, a sagrada água fresca dos ensinamentos que nos foram transmitidos!

Guardadas as devidas proporções, espero que este trabalho possa alcançar aqueles que estão também sedentos pelos preciosos ensinamentos do Taoismo! Que possamos, através da nossa vontade sincera, ajudar a aliviar a sede e inspirar transformações que possam beneficiá-los em suas vidas! Gradual e naturalmente.

Venha nos visitar! No Templo e na Nuvem!

Saúde e longevidade!

Wagner Canalonga

Mestre Regente da Sociedade Taoista SP

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of