Uma fonte inesgotável de sabedoria
Apesar de muito conhecido pela sua utilização oracular, o I Ching (Yì Jīng) – O Tratado das Mutações – sintetiza as bases filosóficas que sustentam todo o modo de pensar dos antigos mestres taoistas. Sua organização simbólica carrega milênios de conhecimento advindo da observação e interação com o mundo natural e suas transformações.
Seres, coisas, fenômenos, circunstâncias… Para os mestres taoistas, tudo o que observamos no universo pode ser interpretado segundo a ótica da interação dinâmica entre as forças duais do Yin (escuro) e do Yang (claro).
Os símbolos do I Ching, trigramas e hexagramas, junto com a representação do Tai Ji, sintetizam uma sabedoria milenar sobre o equilíbrio entre estas forças duais em qualquer manifestação natural que observamos e com as quais interagimos constantemente.
Para os mestres taoistas, compreender este universo simbólico do I Ching é chave indispensável para acessarmos uma fonte inesgotável de ensinamentos sobre a restauração do nosso equilíbrio com o mundo em que vivemos. Uma ferramenta para tornar a nossa caminhada neste mundo mais sábia e iluminada, harmônica com o Caminho que escolhemos trilhar.
I Ching – Estudos Filosóficos
Em cada aula deste circuito serão apresentados estudos independentes sobre temas variados, sempre inspirados na sabedoria do I Ching e seus princípios.
Um exercício valioso para expandirmos a nossa capacidade de acessar ensinamentos e orientações a partir de suas representações simbólicas.
AULA EXTRA
-
18 de Dezembro, quarta, 20h – “O Mundo da Grande Comunhão”
Temas por data (em 2019):
-
26 de Outubro – “Separação, União, Diferença e Comum”
-
23 de Novembro – “Tendência e Desenvolvimento”
-
7 de Dezembro – “O modo de lidar com o mundo”
Horários: sábados, das 16h30 às 17h30.
Ministrante: Wagner Canalonga (Sacerdote Taoista, psicólogo acupunturista, especialista em I Ching)
Pré-requisito: Curso de Fundamentos do I Ching