«

»

jul 19

RETIRO DE CARNAVAL 2018

Os retiros de meditação têm como objetivo propiciar aos participantes uma oportunidade de vivenciar uma rotina de cultivo do silêncio e da paz interior. Muitas vezes na cidade é mais desafiador mantermos nosso equilíbrio interno e externo devido ao estresse, ruídos e excesso de estímulos.

 

 

 

 

 

O ambiente do dia a dia nem sempre dá suporte para nossas práticas pessoais de auto-aprimoramento e manutenção da saúde, dificultando a regularidade e qualidade da nossa prática pessoal. Por isso, o retiro de meditação é uma ferramenta preciosa que nos proporciona uma estrutura interna e externa para o cultivo.

“Interna” por que engloba nossa prática pessoal e os ensinamentos tradicionais taoistas de meditação e qi gong guiados por um professor autorizado. “Externa” por que diz respeito à viver a experiência de um retiro num local próprio para isso e em meio à natureza onde a energia é mais pura e abundante.

 Meditação Taoísta

Como instrumento de realização espiritual e como ferramenta para alcançar a iluminação, o método de meditação adotado pela Sociedade Taoísta é o Xin Zhai Fa – Método de Purificação do Coração – que se apóia na quietude e no silêncio.  Sentar-se no silêncio e buscar a quietude interior até esquecer-se de todas as existências é como levar o corpo e a mente a experimentarem um período de profundo descanso, que tem como efeito a reposição da energia, a iluminação da mente e o fortalecimento do corpo físico.

 

Qi Gong  Taoísta

É um sistema de exercícios que cultiva a força do corpo e tranqüilidade de espírito, com técnicas para conservar, reunir, cultivar, nutrir e transformar as energias que são a fonte de um corpo saudável e uma mente clara. As técnicas promovidas por esta linhagem específica de Qigong incluem auto-massagem, transformação de tendões, exercícios calistênicos, limpeza da medula e regulagem da respiração.

A Escola Xiantianwujimen (Portão Primordial Ilimitado) foi fundada na dinastia Song (aproximadamente do século X ao XII) pelo sábio taoísta Chen Xiyi, que é reconhecido como “o pai de qigong.” A especialidade desta linhagem é a construção de bases sólidas para a meditação sentada. Além de beneficiar a saúde e vitalidade, as práticas também favorecem a mobilidade e flexibilidade dos praticantes, especialmente para pessoas com limitações físicas. Esta linhagem foi introduzida no Brasil pela Mestra Eva Wong, com o apoio da Sociedade Taoista e do Shambhala.

 Saiba mais sobre a linhagem aqui

Ministrante: André Lacroce. Consultor de Feng Shui, terapeuta de medicina chinesa e instrutor autorizado por Eva Wong como professor de Qi Gong da Escola Xiantianwujimen, níveis 1, 2 e 3.

 

Data: 10 a 13 de FEVEREIRO de 2018

Saída: no sábado, dia 10, às 7h30, da Sociedade Taoísta

Retorno: na terça, dia 13, após o almoço

Local: Sítio da Lua – Camanducaia/MG (130km de SP)

LIMITE PARA AS INSCRIÇÕES: 2 de FEVEREIRO de 2018 (ou até o término das vagas)

VAGAS LIMITADAS: 20 pessoas

A CONFIRMAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO OCORRE APÓS O PAGAMENTO INTEGRAL DA INSCRIÇÃO.

 Opções de pagamento:

  • Até 23 de JANEIRO                    2 x R$710,00

  • Após 23 de JANEIRO                 1 x R$1.540,00

 

 

  • Desistências antecipadas, informadas até 15 dias antes do retiro, terão devolução de 80% do valor pago. Neste caso, o inscrito deverá avisar a organização por escrito, dentro do prazo estipulado, informando os dados de sua conta bancária para crédito dos valores devidos. Desistências informadas após este prazo não darão direito de restituição dos valores pagos.

Desistência sem aviso: o não comparecimento nos pontos de encontro definidos ou o no local do retiro, sem aviso, configurará desistência sem aviso prévio. Neste caso o inscrito não terá direito a qualquer restituição dos valores pagos.

 

Incluso no valor do Retiro:

  • Hospedagem e alimentação lactovegetariana.

  • Atividades do Retiro, conforme a programação.

  • Um banho de ofurô coletivo, no período da estadia no Retiro.

Transporte: solidário, organizado junto aos participantes (não incluído no valor).

Alimentação: lactovegetariana, incluída no investimento.

Acomodações: Alojamentos coletivos (separados para homens e mulheres).

Atividades: Instrução teórica e prática da meditação sentada Xin Zhai Fa, Qi Gong da linhagem taoísta Xiantianwujimen níveis 1 e 2.

Atividades opcionais: banhos de ofurô, massagem, reiki, (estas atividades não estão inclusas no valor do retiro e deverão ser pagas diretamente ao profissional que oferecer o serviço).

 

 Levar:

  • Roupa de cama, cobertor, toalha de banho

  • Camisa ou camiseta branca para todos os dias, agasalho, calça confortável para as práticas

  • Roupa de banho (para banho de ofurô – opcional)

  • Calçado para caminhada na terra, chinelos

  • Lanterna, repelente de insetos

  Condições para a participação – IMPORTANTE:

  1. O retiro é uma atividade espiritual, voltada para a interiorização e cultivo da paz interior. Os participantes são convidados a praticar a retidão nas atitudes e a cultivar a harmonia com os demais integrantes do grupo, evitando excessos e desgastes desnecessários.

  2. Não serão permitidos aparelhos sonoros (rádios, gravadores ou similares), instrumentos musicais, ou outros objetos que perturbem a quietude do retiro.

  3. O retiro é um exercício de afastamento do mundo para o recolhimento interior. Os telefones celulares deverão ser desligados durante as atividades do retiro.

  4. As atividades propostas fazem parte de um programa de treinamento para o cultivo da energia vital e do silêncio interior. Todas os participantes deverão acompanhar o cronograma estipulado para o Retiro, respeitando horários e instruções.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of